O iPhone 16 "flopou"? Entenda o que aconteceu com o novo top de linha da Apple
Por Vinícius Moschen |

Após o lançamento da linha iPhone 16 em 2024, alguns entusiastas da marca podem ter ficado com a impressão de que os dispositivos não empolgaram tanto quanto poderiam. Por conta disso, analistas apontam que a quantidade de celulares vendidos ficou mais baixa que o esperado pela Apple, indicando um suposto “flop” do seu principal celular.
- Conheça ferramentas incríveis que estão "escondidas" em seu smartphone
- Conheça 5 atalhos para usar no celular Android e iOS
O resultado pode ser explicado por alguns motivos principais, incluindo problemas frequentes das últimas gerações, como a ausência de grandes novidades visuais e de recursos. Outras situações são mais novas, como inconsistências no desenvolvimento da inteligência artificial (IA) nos celulares.
Mais um ano sem revoluções
Mesmo que o botão Camera Control tenha sido anunciado como uma das principais novidades da linha iPhone 16, o recurso não parece ter direcionado para um aumento nas vendas dos iPhones. A nova geração também foi marcada pela expansão do Botão de Ação para todos os dispositivos, em vez de ser uma opção exclusiva dos aparelhos Pro.
Embora sejam mudanças consideradas positivas para a linha iPhone, elas também são vistas como “mornas”. Muitos interpretam que os smartphones já estão muito consolidados no mercado, e por isso a empresa não sente a necessidade de apresentar funcionalidades realmente novas para eles.
A questão do Apple Intelligence no iPhone 16
Os lançamentos de celulares atuais não podem ocorrer sem um pesado foco em IA, especialmente quando se fala de aparelhos avançados, como a linha iPhone 16. Essa é outra questão que dificultou a popularização dos smartphones, já que o Apple Intelligence — conjunto de recursos de IA de dispositivos da Apple — não chegou a tempo de fazer uma estreia triunfal.
Em vez disso, opções como a interação com uma Siri aprimorada, e a realização de tarefas por IA dentro dos aplicativos, ficaram para depois. Atualizações de software prometem trazer cada vez mais recursos, mas atrasos são frequentes, e podem ter desanimado os consumidores.
A própria Apple teria admitido que a IA não foi capaz de impulsionar as vendas do iPhone, de acordo com informações não oficiais de analistas.
Linha iPhone 17 promete mais
Se a linha iPhone 16 não trouxe uma grande empolgação para os fãs, o iPhone 17 já gera alguma expectativa. Afinal, a linha é esperada com o modelo Air como uma de suas principais novidades, e diversos rumores já mostraram qual deve ser o visual do dispositivo.
O objetivo da Apple é fazer um celular muito fino, que caiba melhor no bolso ou em outros compartimentos apertados. Ao mesmo tempo, a baixa espessura não deve causar prejuízos significativos em aspectos como performance e bateria.
No final das contas, a estratégia é mais uma aposta da Apple para tentar recuperar a atenção em torno do lançamento de seus próprios celulares. Companhias rivais já têm ideias parecidas, como é o caso da Samsung, com o Galaxy S25 Edge. Resta saber se a novidade gerará impacto real.
Leia mais no Canaltech:
- iPhone dobrável terá solução inédita para melhorar durabilidade; entenda
- Vale a pena comprar o iPhone 16e?
- Seu celular pode ter um "ar-condicionado magnético" no futuro; entenda