Conheça ferramentas incríveis que estão "escondidas" em seu smartphone

Rawpixel/Depositphotos
Tudo sobre

Saiba tudo sobre iPhone

Ficha técnica

Os smartphones possuem capacidade para fazer coisas muito interessantes, como tirar boas fotos, ouvir músicas e ter atualizações em tempo real sobre o clima e notícias. No entanto, há muitos outros artifícios neles que seus usuários desconhecem.

Confira, a seguir, uma lista com várias coisas que seu smartphone pode fazer, embora você talvez nem desconfie:

Tirar fotos ao mesmo tempo em que grava vídeos

Algumas vezes, vale a pena capturar momentos dos vídeos que são gravados em forma de fotografias. Fazer isso, tanto em iPhones quanto em smartphones Android, é possível e, inclusive, bem fácil.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

No iPhone, por exemplo, é possível ver o botão do obturador da câmera logo ao lado do botão vermelho de gravação, por exemplo. Embora a qualidade da foto acabe sendo um pouco inferior em comparação com as da câmera principal, tirá-las enquanto grava vídeos é uma boa maneira de capturar momentos isolados sem interromper a gravação.

Captura de tela: Ariane Velasco

Usar o smartphone como nível

É possível encontrar, em aparelhos iOS, um nivelador, que fica escondido no app Medida. Ele permite medir o nível de qualquer superfície, facilitando muito a vida de quem precisa frequentemente desse tipo de ferramenta.

O app “medida” está disponível para iPhones SE, 6s, iPad (a partir da 5ª geração), iPad Pro e iPod touch (7ª geração).

Não é possível encontrar medidores em aparelhos Android, porém existem diversos apps na Play Store que possuem a mesma função. Alguns deles são o Level With Voice e o Bubble Level.

Medidor no iPhone (foto: Divulgação/Apple)

Ouvir as suas mensagens ao invés de lê-las

Através dos assistentes inteligentes, tanto o iPhone quanto o Android permitem escutar suas mensagens.

Para realizar esse truque no iPhone, você deve dizer “ei, Siri, leia as minhas mensagens”. Já, no Android, a frase é “ei, Google, leia as minhas mensagens”. Após a leitura de cada uma delas, você terá a opção de repetí-las ou de respondê-las.

Captura de tela: Ariane Velasco

Colocar seu smartphone no modo emergência e bloqueá-lo totalmente

Para casos emergenciais, é possível configurar seu iPhone para que ele ligue para serviços de emergência e bloqueie tanto o Face ID quanto o Touch ID.

Você pode fazer isso pressionando o botão lateral juntamente com o botão de volume. Em algumas versões, como no iPhone 6, o SOS Emergência é ativado pressionando cinco vezes o botão lateral do aparelho.

Para configurar a ferramenta, é muito fácil. Basta ir até “ajustes” e selecionar a opção SOS Emergência. Em seguida, ative o modo “ligação automática” e adicione contatos para os quais você queira ligar em uma emergência.

Os smartphones Android só possuem uma opção semelhante a partir da atualização para o Android 9 Pie. Em “configurações”, você deve selecionar “segurança e local”. Em seguida, pressione “preferências da tela de bloqueio” e “mostrar opção de bloqueio total”. Assim, em casos de emergência, o desbloqueio biométrico do aparelho será desativado.

Captura de tela: Ariane Velasco

Restringir o acesso de outros aos seus apps

Caso você queira emprestar seu celular para alguém, mas não queira que essa pessoa tenha acesso a alguns aplicativos, como o Whatsapp e a galeria de fotos, é possível utilizar uma ferramenta que permite restringir o acesso a esses apps.

Para fazer isso no iPhone, você deve ir até “ajustes” e em seguida, pressionar “geral, acessibilidade”. Depois, vá até “acesso guiado” e ative o recurso. Em seguida, toque três vezes no botão lateral com os aplicativos que deseja bloquear abertos.

Já, nos aparelhos Android, você deve primeiro verificar se a fixação de tela está ativada. Para fazer isso, vá até “segurança e local” no menu “configurações”. Depois, você poderá fixar os apps que deseja bloquear abrindo-os e, em seguida, tornando-os visíveis ao deslizar o dedo para cima. Você verá a opção “fixar” na parte superior da tela.

Captura de tela: Ariane Velasco

Configurar toques personalizados

Você pode também atribuir um toque personalizado para seus contatos, a fim de saber quando uma pessoa específica lhe mandou uma mensagem. Essa ferramenta é essencial para saber quando você deve responder rapidamente ou pode esperar um pouco mais, sem precisar abrir os aplicativos de mensagens instantâneas.

Para fazer isso no iPhone, você deve abrir um contato, tocar em “editar” e, em seguida, selecionar “toque” ou “som de mensagem”. Já, no Android, você pode abrir um contato, tocar no botão de menu (nos três pontos no canto superior direito). Depois, clique em “definir toque”.

Captura de tela: Ariane Velasco

Utilizar o assistente digital sem que ele emita um som

A Siri, no iPhone, e o Google Assistente, no Android, realizam funções ao serem acionados através do comando de voz. No entanto, esses assistentes podem ser configurados para trabalhar silenciosamente.

No iPhone, basta ir até “ajustes” e, em seguida, selecionar “geral” > "acessibilidade" > "siri". Depois, ative a opção “digitar para a Siri”.

Já, no Android, você deverá abrir o Google Assistente e tocar no ícone de quatro pontos no canto superior da tela. Depois, toque no ícone do teclado para ativar a opção de digitação.

Captura de tela: Ariane Velasco

Controlar a sua TV

Também é possível usar seu smartphone como controle remoto para sua televisão. Caso tenha um aparelho Android TV, você pode obter o controle remoto em seu android. No caso do apple TV, para o iPhone, instale o Apple TV Remote.

Você também pode baixar diversos aplicativos, tanto na App Store quanto na Google Play, que podem ser usados como controle remoto, como o Universal TV Remote, o Remoto Inteligente e o AnyMote Smart Universal Remote.

Aplicativo do AppleTV Remote (imagem: iMore)

Controlar melhor seu sono

Problemas para dormir? O iOS 12 e Android 9 contam com configurações exclusivas que permitem relaxar antes de pegar no sono, deixando a tela mais escura e bloqueando certos aplicativos que podem prender a atenção. Além disso, o modo impede a maioria de seus contatos de te ligar.

Nos iPhones, a configuração se chama “Downtime”, e ela pode ser configurada em “tempo de uso”, nos “ajustes”.

Os aparelhos Android têm essa função como “modo relaxar”, e ela pode ser encontrada na função “Bem-estar Digital”, nas “configurações”.

Downtime no iPhone (imagem: Lifewire)

Receber notificações através do flash

Caso seu smartphone esteja no modo silencioso, mas você ainda queira saber quando receber uma mensagem, é possível utilizar a luz do flash para lhe informar.

Nos iPhones, essa função pode ser ativada em “ajustes” > “geral” > “acessibilidade”, pressionando o botão “Flash do LED para alertas” em seguida.

Já, no Android, somente os aparelhos Samsung contam com essa função. Nas “configurações”, você deve ir para “acessibilidade, audição” e ativar a opção “notificação por flash”.

Para outros aparelhos, existem apps que podem ajudar, como o Flash Notification For All e o Flash Alert.

Captura de tela: Ariane Velasco

Desativar o modo “não perturbe” de acordo com sua localização

O iOS permite ativar o modo “não perturbe” somente até que você deixe a localização onde se encontra, o que é ideal para reuniões de negócios ou qualquer outro evento onde celulares não podem tocar.

Para ativar esse modo, vá até a “central de controle” e segure o ícone “não perturbe”. Em seguida, selecione “até eu sair deste local”.

Infelizmente, os smartphones Android não contam com essa opção. No entanto, é possível baixar o app IFTTT (If This Then That) que silencia o toque de acordo com o local visitado. Ele está disponível tanto na App Store quanto na Google Play.

Captura de tela: Ariane Velasco

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.