Publicidade

Novo iPhone SE 4 pode chegar em 2025 com Face ID e um grande diferencial

Por  • Editado por  Wallace Moté  | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
iPhone SE (2024)

Após o lançamento do iPhone SE de terceira geração no início de 2022, a Apple deve levar três anos para apresentar seu sucessor oficial, o iPhone SE 4. E com informações de que o aparelho pode herdar o design do atual iPhone 14 com tela OLED de 6,1 polegadas — incluindo suporte ao Face ID no lugar do Touch ID usado até então na série —, um novo relato indica que ele estreará com uma importante novidade: o muito especulado modem 5G projetado pela própria Apple.

Segundo o analista Jeff Pu em nota para a Haitong International Securities vista pelo site MacRumors, o iPhone SE de 4ª geração será lançado com modem 5G proprietário, desenhado pela Apple e fabricado pela TSMC, empresa a cargo de fabricar os processadores para iPhones, iPads e Macs há anos.

O modem 5G da Apple pode ser fabricado em litografia de 4 nanômetros da TSMC (embora não possamos descartar a fabricação em 3 nanômetros ainda mais eficiente e de menor consumo energético) e suportaria exclusivamente a banda sub-6 GHz, que possui um alcance maior e é mais confiável que o mmWave, mas entrega velocidades menores.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Por que o modem 5G da Apple importa?

Deixar de utilizar o modem 5G desenhado pela Qualcomm indica que a Apple quer ter maior controle em relação à cadeia de suprimentos, reduzir a dependência de outras empresas e diminuir os custos de produção de uma só vez.

Como se não fosse o bastante, a implementação de um modem da Apple deve resultar em melhor desempenho do 5G em smartphones e tablets da empresa graças à otimização com o processador e o sistema operacional.

A mudança pode ainda ter grande impacto em todo o mercado. Com a Apple reduzindo dependência da Qualcomm, outras fabricantes podem seguir seus passos e iniciar o desenvolvimento de modems próprios, ou ainda a Qualcomm pode se encontrar em uma situação delicada por perder um grande parceiro e apostar em preços mais agressivos, o que poderia resultar em dispositivos mais baratos para os consumidores.

Se tais expectativas se tornarão realidade ou não, resta esperar. Atualmente, rumores apontam que o modem 5G da Apple poderá estrear com o iPhone 16 no fim de 2024, o que reforça a chegada do iPhone SE 4 no início do ano seguinte com a novidade.

Fonte: MacRumors

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*