Novo Galaxy Z Fold ultrafino vai manter suporte à S Pen, diz rumor
Por Renan da Silva Dores • Editado por Léo Müller |
Esperado como uma resposta da Samsung aos dobráveis ultrafinos chineses, o Galaxy Z Fold Special Edition (ou Galaxy Z Fold 6 Slim) deve manter o suporte à S Pen, mesmo sofrendo reduções no tamanho. As informações são do leaker Ice Universe, e contradizem outros rumores recentes que sugeriam que o dispositivo não seria compatível com o acessório por ser fino demais. Ainda assim, mesmo que permita o uso da caneta, a experiência deve continuar distante da linha Galaxy S Ultra.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Huawei marca evento e pode mostrar dobrável triplo em 10 de setembro
Entre os diversos rumores que circularam a respeito do Z Fold especial nos últimos meses, uma parcela deles indicou que, em virtude da espessura reduzida, a novidade perderia o suporte à S Pen.
Um dos acessórios mais icônicos da Samsung, a caneta ganhou mais presença com o recente Galaxy Z Fold 6 graças à Galaxy AI, e é considerada por alguns como um item que turbina a experiência de uso do dobrável. Perdê-la faria com que o novo telefone ultrafino deixasse de lado recursos importantes.
Com isso dito, uma das postagens mais recentes de Ice Universe indica o caminho contrário — mesmo com os ajustes nas dimensões, o suposto Z Fold Special Edition continuaria compatível com a S Pen.
A notícia é bem-vinda, e reforça a intenção da gigante sul-coreana de "combater" rivais chineses como o Honor Magic V3, que não apenas possui uma caneta própria, como ainda possibilita o uso do acessório em ambas as telas.
Por outro lado, não há expectativas de que vejamos o novo dobrável da Samsung adotar uma "garagem" para a stylus, reclamação recorrente dos usuários desde que a função foi implementada na linha.
A justificativa seria a mesma dos modelos tradicionais da família: a falta de espaço disponível, agravada desta vez pelo corpo mais fino. Adicionar uma área do tipo poderia resultar em sacrifício em outras áreas, como câmeras e bateria.
É importante destacar que todas as informações são rumores no momento, e podem não ser verídicas. No entanto, o histórico de Ice Universe é confiável na maior parte, portanto as informações divulgadas por ele podem ser consideradas um pouco mais confiáveis que as dos rumores anteriores.
Além disso, conforme destacado, a ausência da S Pen poderia atrapalhar a proposta da companhia de oferecer "um dobrável definitivo".
Ainda há poucas informações conhecidas sobre o Galaxy Z Fold Special Edition, mas os detalhes são promissores. O aparelho poderia finalmente igualar a linha aos concorrentes de Honor e Xiaomi ao possuir 4,9 mm de espessura quando aberto, e 10,6 mm quando fechado, além de apresentar aumento no tamanho das telas, com 6,5 polegadas no painel externo e 8 polegadas no interno. Por fim, especula-se que o telefone adotaria o mesmo sensor de 200 MP do Galaxy S24 Ultra na câmera principal.
Sem confirmação da Samsung no momento, espera-se que o dispositivo seja apresentado em algum momento entre setembro e outubro, mas sem chegar ao mercado global — a "Special Edition" seria restrita a alguns mercados da Ásia, como China e Coreia do Sul, locais onde a competição dos dobráveis está mais acirrada.
Fonte: Ice Universe