Novo celular com caneta da Motorola converte escrita à mão e digitaliza contas
Por Vinícius Moschen |

A Motorola acaba de atualizar sua linha de celulares intermediários com o Edge 60 Stylus. Como o nome pode sugerir, o dispositivo se diferencia por vir com uma caneta stylus, que promete aumentar a produtividade em tarefas diversas.
Por meio de uma integração com o software do dispositivo, é possível realizar anotações e tê-las convertidas para texto instantaneamente. Outra funcionalidade é a digitalização de contas feitas à mão, o que pode ser bastante útil para quem estuda, por exemplo.
Há compatibilidade com o aplicativo Moto Note para a realização de anotações ou desenhos, e um menu de acesso rápido aparece a cada vez que a caneta é retirada de seu compartimento integrado ao dispositivo.
A caneta também funciona com os recursos de inteligência artificial (IA) da Motorola. O Sketch to Image, por exemplo, torna rabiscos simples em imagens geradas automaticamente, enquanto a integração com o Google Photos permite usar o Magic Eraser para eliminar elementos indesejados das fotos.
Motorola Edge 60 Stylus tem processador Snapdragon e recargas de 68 W
O conjunto de desempenho do Motorola Edge 60 Stylus é liderado por um processador Snapdragon 7s Gen 2. A plataforma já é vista em potenciais rivais, como o Redmi Note 13 Pro 5G, mas está defasada em relação a celulares com o já lançado 7s Gen 3.
Um diferencial do dispositivo é seu suporte para recargas de até 68 W, potência acima da média da categoria. Também é possível realizar o carregamento sem fio de até 15 W, para encher a bateria de 5.000 mAh.
Sua câmera principal tem 50 MP, e é acompanhada por uma ultrawide de 13 MP. Na frente, um sensor de 32 MP é responsável pelas selfies.
A tela do aparelho tem uma resolução considerada alta, de 2.712 x 1.220 pixels, enquanto o brilho máximo de 3.000 nits promete dar boa visualização sob boas condições. Há certificação IP68 contra água e poeira, além de homologação militar para garantir a durabilidade.
Preço e disponibilidade
O Motorola Edge 60 Stylus foi lançado na Índia, pelo preço oficial de 22.999 rúpias (cerca de R$ 1.573 em conversão direta) para a versão com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno.
Não há previsão para vendas no Brasil.
Especificações técnicas — Motorola Edge 60 Stylus
- Tela: pOLED de 6,67 polegadas, resolução de 2.712 x 1.220 pixels, taxa de atualização de 120Hz, brilho máximo de 3.000 nits;
- Processador: Snapdragon 7s Gen 2;
- Memória RAM: 8GB;
- Armazenamento interno: 256GB;
- Câmera traseira: 50MP (principal, f/1.8) + 13MP (ultrawide, f/2.2);
- Câmera frontal: 32MP (f/2.2);
- Bateria: capacidade de bateria em 5.000mAh, carregamento de 68W;
- Dimensões: 162,15 x 74,78 x 8,29mm 191g;
- Extras: conectividade 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.4, NFC, leitor de digitais na tela;
- Cores disponíveis: azul, verde;
- Sistema operacional: Android 15;
Leia mais no Canaltech:
- Xiaomi começa a vender óculos que servem como fone de ouvido em larga escala
- Google declara fim dos celulares com 16 GB de armazenamento; entenda
- Samsung derrapa e Apple lidera mercado de celulares no início do ano