Snapdragon 888 | Entenda todas as novidades em câmera do novo chip da Qualcomm
Por Felipe Junqueira |
A Qualcomm oficializou e já detalhou bastante o Snapdragon 888, incluindo as novas velocidades de processamento, renderização gráfica e conectividade. São tantas novidades que algumas muito interessantes acabam passando um pouco batidas em tantas linhas de texto.
- Snapdragon 888 é novo processador de ponta da Qualcomm com melhorias em 5G e IA
- Qualcomm detalha todas as especificações do Snapdragon 888
Um exemplo disso é o conjunto de melhorias em câmera. O novo Snapdragon 888 tem três processadores de sinal de imagem, mas o que isso significa, exatamente?
Em resumo, um celular com três câmeras — pensando no conjunto mais comum, uma principal, uma ultrawide e uma macro — e o Snapdragon 888 consegue tirar foto com os três enquadramentos simultaneamente. Não precisa mudar de uma câmera para a outra, você consegue fazer o clique em todas elas tocando apenas uma vez no botão de captura, e com uma resolução de até 28 MP para cada imagem.
A nova plataforma também possibilita que o celular tire fotos com HDR 10-bit no formado HEIF, algo que apenas o iPhone já fazia há algum tempo. É uma boa melhoria no alcance dinâmico ou, em outras palavras, ainda mais detalhes em áreas claras e escuras da imagem. E com a capacidade de gravar até 2,7 gigapixels por segundo, dá para tirar até 120 fotos de 12 MP em apenas um segundo.
Avanços em vídeo
Mas não para por aí. O Qualcomm Spectra 580 ISP também permite captar vídeo nas três câmeras ao mesmo tempo, e em uma resolução 4K. Você pode filmar em três enquadramentos diferentes e depois escolher aquele que melhor se aplica à cena. Também é possível captar imagens em resolução 4K a 120 quadros por segundo, mas aí você não pode usar as três câmeras ao mesmo tempo. E também consegue reproduzir nessa taxa de quadros, que antes era limitada a 60 fps.
Aqui, o processador de sinal de imagem triplo abre uma nova possibilidade de vídeos em HDR, filmando ao mesmo tempo com exposição baixa, média e alta para depois combinar as três imagens em uma só muito mais detalhada em todos os aspectos. Essa técnica já era utilizada em fotos nos antecessores do Snapdragon 888.
E segundo a Qualcomm, o chipset ainda vai usar recursos de inteligência artificial para melhorar fotos com autofoco, balanço de branco e exposição automáticos. A promessa de salto é boa, e veremos quanto a fotografia e a captação de vídeo vai melhorar nos flagships de 2021 muito em breve.
Você está empolgado? Conte-nos aqui embaixo, nos comentários.