Moldes mostram como ficará linha iPhone 17; saiba o que esperar
Por Vinícius Moschen |

Um novo vídeo postado pelo canal iDeviceHelp na última semana mostrou como deve ser o visual da linha iPhone 17 de smartphones. O conteúdo exibe moldes com base em supostos documentos internos da Apple, e algumas características já tinham sido citadas em rumores anteriores.
- Seu celular vai ficar mais fino em 2025: descubra 4 inovações por trás disso
- Quais são os melhores iPhones para comprar?
Por enquanto, o visual dos novos celulares é categorizado como um rumor sem confirmação. A Apple não deu declarações oficiais sobre o tema.
De acordo com o conteúdo, as mudanças visuais representarão a mais relevante renovação na linha de aparelhos nos últimos anos. A maior novidade deve ser a chegada do iPhone 17 Air, que viria em substituição ao atual modelo Plus.
O Air deve trazer apenas uma câmera na parte traseira, assim como ocorre com o recém-lançado iPhone 16e. É provável que a Apple use uma solução parecida de “câmera 2 em 1”, para contemplar também as fotos e vídeos com aproximação zoom.
Além disso, o smartphone poderá inaugurar uma identidade visual inédita para a Apple, com um módulo de câmeras que se estende na horizontal. Um padrão parecido também pode ser visto no iPhone 17 Pro, ainda que o arranjo das lentes tenha sido mantido.
Veja abaixo o vídeo completo com os moldes dos novos iPhones:
iPhone 17 Air deve ser opção fina
Outra alteração do iPhone 17 Air em relação aos aparelhos atuais tem relação com sua construção, que teria espessura de apenas 5,5 mm. Para efeito de comparação, o iPhone 16 Plus tem 7,8 mm.
Essa medida deve ser referente ao smartphone em si, mas sem considerar o módulo de câmeras, que deve trazer um “degrau” extra.
Na prática, isso significa que o modelo ficará mais confortável para guardar no bolso, ou em outros compartimentos apertados. Espera-se que a construção mais fina não tenha grandes impactos na duração de bateria, mesmo que haja menos espaço interno disponível para o componente.
Outra dúvida que cerca o Air é o suporte para carregamento sem fio com encaixe magnético via MagSafe, que estará disponível para os outros dispositivos da linha. O iPhone 16e chegou neste mês sem o recurso.
Recentemente, o analista Jeff Pu disse que toda a linha iPhone 17 deve ter estrutura em alumínio, assim como já ocorre no iPhone 16 e 16 Plus. Portanto, a Apple teria rejeitado planos de manter o titânio como material para os celulares Pro e Pro Max, com preocupações associadas à sustentabilidade do dispositivo.
Ainda não foi divulgada uma data específica para o lançamento dos novos celulares, mas nada indica que a Apple tenha planos de mudar seu cronograma tradicional. Por isso, os novos modelos devem ser anunciados por volta do mês de setembro.
Leia mais no Canaltech:
- Galaxy S25 Edge ganha preço e dimensões; saiba como virá o celular ultrafino
- Apple adia central de casa inteligente após atraso de nova Siri com IA
- Novo celular da Xiaomi terá botão copiado do iPhone; entenda