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Mercado de celulares cresce 5,7% em 2021, mas sofre com crise de componentes

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Fevereiro de 2022 às 15h40

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Rafael/Canaltech
Rafael/Canaltech

Os últimos relatórios divulgados pela agência IDC mostram que o mercado de smartphones teve um aquecimento de 5,7% durante o ano de 2021, mesmo com a escassez de componentes que afeta diversas companhias. Por outro lado, as empresas enfrentaram dificuldades no segundo semestre, com reduções de 4,5% no período em comparação com 2020.

Com isso, o total de smartphones vendidos chegou a 1,354 bilhão de unidades, um valor superior em comparação com o 1,281 bilhão registrado no primeiro ano da pandemia de covid-19. Por outro lado, o último trimestre teve 362 milhões de celulares comercializados, número mais baixo do que os 374 milhões vistos no final de 2020.

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De acordo com o vice-presidente do programa Worldwide Mobile Device Trackers Ryan Reith, o crescimento deverá ser retomado no segundo semestre deste ano:

"Esperamos continuar vendo desafios logísticos na primeira metade deste ano, mas acreditamos que o crescimento voltará na segunda metade. Não há dúvidas que a demanda segue alta em muitos mercados, e em algum nível estamos vendo um aumento no interesse do consumidor pelo 5G e novos formatos, como os dobráveis."

Samsung permanece no topo, e Xiaomi tem maiores crescimentos

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A IDC também revelou o ranking das marcas que mais vendem smartphones, e a Samsung permanece na liderança com 20,1% da fatia de mercado e 272 milhões de unidades comercializadas — um crescimento de 6% em comparação com 2020. A Apple aparece na sequência com um acréscimo ainda mais expressivo de 15,9%, que levou a companhia a ocupar 17,4% do mercado com 235,7 milhões de celulares entregues.

Todas as cinco empresas mais relevantes obtiveram aumentos em comparação com 2020, mas a Xiaomi ganhou destaque por ter suas vendas acrescidas em quase 30%, mesmo que tenha sido uma das marcas mais afetadas pela crise dos semicondutores em determinados momentos. Outras chinesas como Oppo e Vivo Mobile Communications Co. — ambas pertencentes ao grupo BBK Electronics — também registraram melhorias de 20,1% e 14,8%, respectivamente.

Quando se considera apenas o último trimestre de 2021, o cenário não é tão favorável para várias marcas. Apenas Samsung e Xiaomi mostraram aumentos em comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto Apple, Oppo e Vivo Mobile venderam menos celulares.

Mesmo assim, a companhia de Cupertino assumiu a liderança no final do ano, em um padrão tradicional que representa a popularidade dos novos iPhones em cada geração. Entre os meses de outubro e dezembro de 2021, 23,4% dos celulares vendidos no planeta eram da Apple, enquanto a Samsung ficou com 19% e a Xiaomi com 12,4%. A tabela completa divulgada pela IDC pode ser conferida abaixo:

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Fonte: IDC