Publicidade

Apple tem maior valor de marca do planeta, seguida por Amazon e Google

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Janeiro de 2022 às 10h56

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Tudo sobre Apple

De acordo com um novo relatório publicado pela Brand Directory, a Apple aparece como a marca mais valiosa do planeta, seguida por outras gigantes como Amazon e Google. O mercado da tecnologia permanece em evidência, já que grande parte das dez primeiras empresas do ranking possuem vendas de produtos ou serviços relacionados à área.

Segundo o relatório, a lista de 10 marcas mais valiosas do mundo em 2022 é composta por:

  1. Apple
  2. Amazon
  3. Google
  4. Microsoft
  5. Walmart
  6. Samsung
  7. Facebook
  8. ICBC (Industrial and Commercial Bank of China)
  9. Huawei
  10. Verizon
Continua após a publicidade

A Apple aparece na liderança com um valor de marca de 355 bilhões de dólares (cerca de R$ 1,9 trilhão em conversão direta) — esse montante é feito com base em cálculos de especialistas, e é distinto do chamado valor de mercado, em que a marca se notabilizou no início do ano por ser a primeira a ultrapassar os 3 trilhões de dólares (~R$ 16 trilhões) quando é multiplicada a quantidade de ações pelo valor de cada uma.

Mesmo que os iPhones permaneçam como grande foco da companhia, o ano de 2021 foi marcado por avanços também em outros dispositivos, como o lançamento de uma nova geração de iPads, MacBooks com processadores proprietários mais poderosos, entre outros. A marca também reúne esforços na área de serviços, com o Apple Pay e Apple TV+, por exemplo.

Mercado de tecnologia em alta

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

A Amazon ficou bastante próxima no segundo lugar, com um valor de marca próximo de 350 milhões de dólares (~R$ 1,89 trilhão). A companhia permanece com destaque na área de logística, com o desenvolvimento de uma cadeia própria de transporte com caminhões, vans, aviões e até drones. A companhia também promove expansões em produtos de casa inteligente, supermercados e vários outros aspectos.

O Google aparece a uma distância mais considerável para as duas primeiras, já que ficou com um valor de marca próximo a 263 milhões de dólares (~R$ 1,24 trilhão). As receitas com conteúdo publicitário fizeram com que a marca tenha registrado um aumento de 38% em comparação com o ano anterior.

Mesmo que ainda não esteja entre os dez primeiros, o TikTok aparece como empresa com crescimento mais rápido do planeta, com uma diferença de 215% no seu valor de marca entre um ano e outro. Por isso, a companhia chegou ao montante de 59 bilhões de dólares (~R$ 319 bilhões), com a sua plataforma de vídeos rápidos que ganhou cada vez mais sucesso em um contexto em que as pessoas buscaram cada vez mais formas de entretenimento digital nos seus smartphones.

Na soma de todas as empresas avaliadas, o setor de tecnologia permanece como o mais valioso com um total de 1,3 trilhão de dólares em valor de marca (~R$ 7 trilhões), em mais de 50 companhias. Além das três primeiras colocadas na lista, outras marcas que se destacaram incluem a Huawei com o desenvolvimento de novas plataformas próprias após as sanções dos Estados Unidos, assim como AMD e Nvidia na produção de semicondutores para jogos eletrônicos, mineração de criptomoedas e funções de inteligência artificial.

Continua após a publicidade

Fonte: Brand Finance