Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Linha Galaxy S22 terá feedback tátil aprimorado com novo motor de vibração

Por| Editado por Wallace Moté | 28 de Janeiro de 2022 às 13h29

Link copiado!

Canaltech
Canaltech

A linha Samsung Galaxy S22 pode pegar emprestado um recurso do dobrável Galaxy Z Fold 3. Nesta sexta-feira (28), o leaker Ice Universe revelou que os três modelos da linha premium – Galaxy S22, S22 Plus e S22 Ultra – usarão o motor de vibração X-Axis para aprimorar o feedback tátil.

É importante citar que os painéis touchscreen não oferecem feedback tátil próprio. São os motores de vibração que atuam em conjunto com o software para recriar a ilusão de que o celular vibra ao tocar nos botões ou realizar outras ações na tela.

Assim, os motores lineares X-Axis se destacam por oferecer vibrações mais curtas e nítidas. Um grande salto comparado aos motores rotativos, comuns em dispositivos de entrada, que não entregam uma ampla sensação de feedback tátil por conta das respostas mais lentas.

Continua após a publicidade

Como funcionam os motores X-Axis?

Nos dispositivos com o recurso X-Axis, ou motores de eixo X, uma unidade do motor fica paralela à largura do aparelho (horizontal). Dessa maneira, a vibração costuma ocorrer da esquerda para direita.

Também há dispositivos que usam um motor linear de eixo Z, com as unidades do motor situadas paralelas ao comprimento do telefone (verticalmente). Nesses casos, a vibração ocorre de cima para baixo.

Continua após a publicidade

Contudo, os motores X-Axis entregam melhor intensidade de vibração combinado com o feedback tátil. Lançado em 2015, o iPhone 6s da Apple foi o primeiro celular a adotar o motor linear horizontal e o Taptic Engine foi bem recebido pelos usuários.

Em 2021, a Samsung adicionou o recurso X-Axis ao dobrável Galaxy Z Fold 3. Entretanto, muitos usuários não notaram grandes melhorias em relação ao feedback háptico.

Antigo pedido dos usuários

Continua após a publicidade

Diversos donos de modelos básicos das linhas Galaxy reclamavam do feedback tátil ruim. Até então, a Samsung usava apenas motores rotativos ou de eixo Z nos dispositivos “padrão” de cada série.

Aparentemente, a marca resolveu atender o antigo pedido dos usuários ao equipar os três modelos do Galaxy S22 com motores X-Axis. Além disso, a marca deve otimizar a interface One UI 4.0 para poder entregar melhores experiências aos consumidores.

A linha Galaxy S22 será revelada oficialmente no Galaxy Unpacked, conferência que acontecerá no dia 9 de fevereiro, a partir das 11h40 no horário de Brasília. Então, um evento em 15 de fevereiro deve trazer mais detalhes sobre a estreia dos modelos no Brasil.

Fonte: Twitter/Ice UniverseAndroid Headlines, SamMobile