Publicidade

Apple pode ser obrigada a lançar iPhones com USB-C na Europa

Por| Editado por Wallace Moté | 14 de Agosto de 2021 às 11h30

Link copiado!

Reprodução/iPhoneDicas
Reprodução/iPhoneDicas
Tudo sobre Apple

A Apple pode, em um futuro não muito distante, ser obrigada a fabricar novos modelos de iPhones com uma entrada USB-C para carregamento. A marca atualmente adota o padrão proprietário Lightning em seus celulares, o que aparentemente não agrada a todos os seus usuários e, certamente, também deixa os órgãos reguladores da União Europeia (UE) incomodados.

Isso pode começar a mudar, já que a UE quer criar uma legislação para padronizar a entrada para carregadores de todas as fabricantes de celulares. Segundo informado, essa regulamentação prevê que todos os celulares sejam lançados com um conector UBS-C o que iria afetar principalmente a Apple, que é a única fabricante que ainda não utiliza esse tipo de entrada.

Para contextualizar, as conversas para padronizar uma entrada de carregamento para todas as fabricantes de celulares acontecem desde 2009. Na época, a Maçã foi uma das 14 empresas de tecnologia a concordar com esse acordo, que previa que todas as marcas adotassem o padrão microUSB — hoje quase extinto.

Continua após a publicidade

O acerto, porém, não foi finalizado, e as conversas não deram nenhum resultado. Em 2018 a União Europeia decidiu retomar esse assunto e informou que buscaria uma maneira de tornar a padronização dos carregadores uma exigência legal.

A Comissária Europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, explica que os órgãos reguladores querem entender se existe a necessidade de uma regulamentação para tornar o uso de um carregador padrão, já que as fabricantes não mostraram nenhum avanço neste sentido. Em defesa à tese, a UE justifica que mais de 51 mil toneladas de lixo eletrônico foram geradas na última década em decorrência do descarte de acessórios antigos.

Para chegar a um acordo definitivo, a UE quer, finalmente, que a Apple passe a adotar o padrão USB-C em seus celulares. Segundo a Reuters, a entidade irá apresentar nos próximos meses uma legislação para tornar essa padronização válida. Caso seja aprovada, essa lei irá afetar principalmente a Apple, já que a maioria das fabricantes de celulares Android adotam a conexão USB-C, sendo poucos os modelos ainda lançados com conector microUSB.

Continua após a publicidade

É importante salientar, porém, que mesmo que seja aprovada, ainda pode levar alguns anos até que a Apple comece a lançar iPhones com conector USB-C. Isso porque como as fabricantes já planejam novos lançamentos com muito tempo de antecedência, então precisam de um bom período de aviso prévio antes realizar uma mudança de padrão que afetará não apenas o projeto do dispositivo como toda uma linha de produção.

Fonte: 9to5Mac