Como transferir conversa do Whatsapp do iPhone para Android

Como transferir conversa do Whatsapp do iPhone para Android

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 11 de Agosto de 2021 às 12h20
Alexander Shatov/ Unsplash

É comum que usuários de iPhone que pretendem migrar para um dispositivo Android pesquisem soluções para transferir suas conversas do WhatsApp. Antes, não havia nenhum método fácil — ou era feito por softwares de terceiros, ou backups improvisados em formato de texto. A boa notícia é que, finalmente, o WhatsApp (Android | iOS) terá uma maneira mais simples de transferir o histórico das conversas no aplicativo para sistemas diferentes.

Como transferir conversa do WhatsApp do iPhone para Android

Para entender melhor como funciona o recurso de backup no WhatApp, no iPhone, a única opção disponível para armazenamento em nuvem é o iCloud. Portanto, todo o histórico de conversas na plataforma, incluindo áudios, vídeos e outros arquivos, são salvos na nuvem da Apple. A questão aqui é que este backup apenas pode ser acessado pelo iOS, sistema operacional do iPhone, e não está disponível para aparelhos Android.

Uma das soluções presentes em concorrentes do WhatsApp, como o Telegram, disponibilizam seu próprio serviço em nuvem e possibilita o acesso instantâneo em qualquer dispositivo compatível. No app rival do WhatsApp é possível transferir conversas entre plataformas nativamente:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Exportar conversa do WhatsApp do iPhone para Android

Segundo o WhatsApp, não haverá nenhuma complicação para transferir o histórico de conversas entre o iPhone e o Android. A plataforma trabalhou em uma solução viável para transferir com segurança as conversas sem comprometer a sua privacidade, como pode ocorrer caso você utilize softwares de terceiros.

Devido ao interesse massivo dos usuários, foi necessário o esforço conjunto da Apple e do Google, além dos fabricantes de dispositivos móveis para entregar um recurso prático de migração das informações contidas no aplicativo. Entre as empresas envolvidas, a Samsung será a primeira a contar com a novidade em modelos galaxy com Android 11 e 10.

Quando a novidade chegará ao iPhone?

Ainda não há previsão sobre o lançamento do recurso ao iPhone, nem quais critérios o WhatsApp exigirá para liberar a transferência o histórico de conversas do iOS para o Android. No momento, a transferência será permitida do iPhone para o Android.

Caso você esteja pretendendo trocar seu iPhone para um Android em curto prazo, sugerimos que aguarde até a novidade ser lançada em todos os dispositivos. É mais seguro utilizar um recurso nativo do WhatsApp e dos sistemas operacionais que confiar (e pagar) a solução em software desconhecido.

O Canaltech disponibilizará um passo a passo completo assim que a novidade chegar oficialmente para o iPhone.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.