iPhone SE 4 terá telas OLED fabricadas pela LG, indica rumor
Por Renan da Silva Dores |
A Apple pode trabalhar com a LG na fabricação do aguardado iPhone SE 4, conforme apontam fontes do site sul-coreano The Elec — esta seria a primeira vez que as companhias colaborariam no projeto do celular de baixo custo, ainda que já sejam antigas parceiras na produção de componentes para os iPhones mais premium. O acordo seria parte da estratégia da Maçã de garantir que o aparelho, que teria a chinesa BOE como principal fornecedora, não enfrente problemas de estoque e outras limitações.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Apple quer fabricar iPhone 16 Pro na Índia para diminuir dependência chinesa
Segundo as informações, a BOE foi a fornecedora de telas exclusiva das gerações anteriores do iPhone SE, que adotavam painéis LCD. No entanto, com a suposta mudança do próximo modelo para um display OLED — com as mesmas especificações da tela do iPhone 13, conforme apontam os rumores —, a gigante de Cupertino estaria sendo mais cautelosa, tendo assim fechado um contrato com a LG Display.
A empresa sul-coreana seria uma fornecedora secundária, produzindo uma parcela menor de painéis para dar apoio à produção da BOE. Essa decisão seria consequência de alguns dos problemas que a fabricante chinesa apresentou na fabricação de OLED para outros modelos de iPhone, incluindo alguns dos mais recentes, levando a LG e a Samsung a assumirem a maioria dos pedidos para os telefones mais avançados.
Rumores em torno da relação complexa entre Apple e BOE são antigos, tendo 2022 como um dos momentos mais críticos. Na época, o The Elec havia indicado que a Maçã interrompeu o fornecimento por "mudanças de design", que teriam resultado em um nível de qualidade inferior ao esperado. Correções teriam sido feitas posteriormente, levando ao reestabelecimento da parceria, ainda que alguns obstáculos também tenham sido reportados nos anos seguintes.
Reunindo os detalhes divulgados por leakers até o momento, espera-se que o iPhone SE 4 traga grandes mudanças frente aos antecessores, abandonando o corpo de metal e o botão físico em favor de um design similar ao do iPhone 14. A tela adotaria OLED e aumentaria de tamanho para 6,1 polegadas, enquanto o processamento ficaria sob responsabilidade do A16 Bionic, chip usado no iPhone 15.
Outras características incluiriam 6 GB de RAM, até 512 GB de armazenamento, câmera única de 12 MP, bateria de 3.279 mAh com recarga de 20 W e chip Apple U1 para localização precisa. Mesmo com as mudanças, a expectativa é que o preço se mantenha próximo aos US$ 429 (R$ 4.299 no Brasil) cobrados pelo modelo anterior. A má notícia é que ainda deve demorar para vermos o aparelho, já que o lançamento deve ocorrer apenas em 2025. Até lá, novos vazamentos devem trazer informações adicionais do telefone.
Fonte: The Elec