Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone SE (2022) perde em teste de bateria para iPhone 13 Mini

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Abril de 2022 às 09h20

Link copiado!

Eric Mockaitis/Canaltech
Eric Mockaitis/Canaltech

Novos testes realizados pelo YouTuber Brandon Butch revelaram que o iPhone SE (2022) apresentou uma boa melhora na autonomia da bateria em relação ao seu antecessor iPhone SE de 2020, mas ainda fica atrás da linha principal da Apple no quesito, incluindo o iPhone 13 Mini. A avaliação teve outros resultados surpreendentes, inclusive entre os modelos mais acessíveis da marca como o iPhone 11 e iPhone XR.

Desde o início da bateria de testes, o iPhone SE (2020) já dava sinais de que seria o primeiro a ter seu tanque esvaziado por completo. Depois de um período inicial com o uso da câmera para gravações de vídeo em 4K, o modelo apresentava 56% de bateria, enquanto o iPhone SE (2022) estava com 71%— portanto, vê-se uma melhoria considerável no novo aparelho, que ganhou um tanque com quase 200 mAh a mais e chipset mais econômico.

Continua após a publicidade

As expectativas se confirmaram após apenas três horas e 49 minutos de uso pesado, quando o iPhone SE (2020) teve seu desligamento forçado por falta de energia. Ele foi seguido pelo iPhone SE (2022), que aguentou por cinco horas e 16 minutos — ambos os dispositivos da linha foram bastante afetados pela atuação da câmera, que exigiu um consumo proporcional de energia maior do que os outros celulares.

Portanto, o iPhone 13 Mini venceu os modelos de entrada da Apple — mesmo tendo uma tela bem maior, densidade de pixels mais alta e o mesmo chip A15 Bionic. A diferença é vista por conta da maior capacidade da bateria, que chega a 2.438 mAh contra 2.018 mAh do iPhone SE (2022).

De qualquer forma, a margem de vitória do iPhone 13 Mini não foi muito grande: o aparelho chegou a cinco horas e 55 minutos de uso até a bateria ser completamente esvaziada. Além disso, o modelo também teve as maiores temperaturas de operação, mostrando que sua construção mais compacta pode ter afetado o desempenho do sistema de dissipação de calor.

Continua após a publicidade

No final, a disputa ficou entre o iPhone 12 e o iPhone 13, em que a geração passada venceu a batalha por apenas 20 minutos: foram sete horas e 31 minutos de duração máxima para o modelo de 2020. A temperatura também foi um fator determinante para a derrota do modelo mais recente, que teve 36º C medidos ao final da bateria — cerca de 4º C mais quente em comparação com o dispositivo do ano retrasado.

O teste completo pode ser conferido abaixo:

Fonte: Youtube/Brandon Butch