Publicidade

iPhone Air x Galaxy S25 Edge: qual é o melhor ultrafino?

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Eric Mockaitis/Canaltech
Eric Mockaitis/Canaltech
Galaxy S25 Edge

A Apple e a Samsung lançaram o iPhone Air e o Galaxy S25 Edge com um foco claro: o design ultrafino. Para atingir essa estética, porém, as duas empresas sacrificaram tecnologias importantes, como a capacidade da bateria e a versatilidade das câmeras.

Neste comparativo, analisamos ambos os modelos para ajudar você a decidir se a beleza compensa as limitações, e qual deles leva a melhor nessa disputa.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Design, construção e tela

Os dois aparelhos são quase igualmente finos. O iPhone Air é ligeiramente mais esbelto, com 5,6 mm de espessura, contra 5,8 mm do S25 Edge. Na prática, essa diferença é quase imperceptível, e ao segurar os dois, é quase impossível dizer qual é mais leve ou mais fino.

Lado a lado, o Edge pode parecer um pouco mais discreto por ter um módulo de câmeras menor. O "camera plateau" da Apple, por sua vez, é mais visível.

Continua após a publicidade

No entanto, o design do Air oferece mais estabilidade. Como as câmeras saltadas do Samsung ficam muito para o lado, a instabilidade é maior quando o celular está apoiado em uma mesa. O Air, com seu módulo mais que vai de um lado ao outro, balança menos.

  • Galaxy S25 Edge: 158,2 x 75,6 x 5,8 mm;
  • iPhone Air: 156,2 x 74,7 x 5,6 mm.

Configurações e desempenho

Continua após a publicidade

Em desempenho, ambos oferecem o máximo de performance de suas respectivas gerações. O Edge é equipado com o Snapdragon 8 Elite, o mesmo chipset usado no Galaxy S25, S25 Plus e S25 Ultra. Já o Air conta com o Apple A19 Pro, mesmo chip do iPhone 17 Pro.

A memória RAM é de 12 GB nos dois casos, o que ajuda a executar vários aplicativos ao mesmo tempo sem engasgos. Em armazenamento, ambos partem de 256 GB. O Edge vai até 512 GB, enquanto o iPhone oferece uma versão com mais espaço, de 1 TB.

No dia-a-dia, a performance dos dois é basicamente igual. A superioridade do celular da Samsung aparece apenas em testes de benchmark, sem muito reflexo no uso prático.

Continua após a publicidade

Câmeras

Claramente, as câmeras estiveram entre as principais concessões para atingir um design tão fino, em ambos os casos. Aqui, as estratégias de Samsung e Apple são bem diferentes.

A Samsung oferece mais versatilidade para fotografia. O S25 Edge inclui um sensor principal de 200 MP e um ultrawide de 12 MP. Assim, ele também permite tirar fotos com um campo de visão maior, ideal para paisagens ou fotos com muitas pessoas.

Já o iPhone prioriza a qualidade de imagem em sua única câmera traseira, que tem 48 MP.

Continua após a publicidade

As fotos são muito boas em ambos os casos, mas o celular da Apple entrega mais definição e cores mais realistas. O HDR também é mais preciso, o que significa que o aparelho equilibra melhor as áreas claras, como o céu, e escuras sem "estourar" a luz ou perder detalhes.

A câmera frontal é de 12 MP no Galaxy e 18 MP no iPhone. O Air usa essa resolução maior para o recurso Center Stage, que permite tirar selfies em grupo com um campo de visão maior, quase como se fosse uma ultrawide.

Veja exemplos de fotos tiradas com o Galaxy S25 Edge:

Continua após a publicidade

Veja exemplos de fotos tiradas com o iPhone Air:

Bateria

A bateria é o segundo ponto em que foi necessário conceder para o design ser tão fino. O Galaxy S25 Edge tem 3.900 mAh , enquanto o iPhone Air tem 3.149 mAh.

Continua após a publicidade

No dia-a-dia, a autonomia dos dois é bem parecida. Para uso mais casual, sem muita exigência, eles até chegam ao fim do dia com uma única carga. Mas se você usar muita rede móvel e redes sociais, ele pode exigir um carregamento extra antes do fim do dia.

No nosso teste de bateria padrão, o celular da Samsung se deu melhor, com consumo de 19%, enquanto o iPhone gastou 23% no mesmo cenário. 

Continua após a publicidade

iPhone Air x Galaxy S25 Edge: qual vale mais a pena?

Ambos são aparelhos de nicho. Eles têm suas limitações, que são bem parecidas, e só fazem sentido se o usuário realmente quiser um celular ultrafino e aceitar os sacrifícios em bateria e câmeras.

Como os dois sofrem das mesmas concessões, a decisão final fica mais na preferência pelo ecossistema, seja iOS ou Android.

O preço, porém, é o grande fator de desempate. O Galaxy S25 Edge é consideravelmente mais barato. Ao comparar as versões de 512 GB, o modelo da Samsung custa metade do preço do concorrente. Confira a comparação de preço para a versão de 512 GB de cada um:

Continua após a publicidade

Leia mais no Canaltech: