iPhone 18 Pro pode ter mudança brusca de visual na tela; entenda
Por Vinícius Moschen | •

A Apple pode mudar o posicionamento da câmera frontal no iPhone 18 Pro para algo que nunca adotou antes. Segundo rumores recentes do portal The Information, a marca deve abandonar o recorte centralizado da Ilha Dinâmica.
- Qual é o melhor iPhone para comprar?
- O que mudou no iOS 26.1? Veja as novidades da atualização do iPhone
Em vez disso, o sensor frontal pode ser deslocado para o canto superior esquerdo da tela. Além disso, o recorte em formato de pílula seria substituído por uma abertura circular para a câmera de selfies.
Essa mudança no design pode ser viabilizada pela integração dos sensores de Face ID sob o painel AMOLED. A Apple deve implementar a tecnologia Hole in Active Area (HIAA), que utiliza microperfuração a laser de alta precisão para criar aberturas microscópicas na área dos pixels, permitindo o funcionamento dos sensores infravermelhos sem perda de qualidade visual.
Ainda não há confirmação sobre como o software adaptará as funções da Ilha Dinâmica. As ferramentas podem ser descontinuadas, movidas para o canto ou configuradas para aparecerem centralizadas apenas quando necessário.
Câmera traseira do iPhone pode ganhar funcionalidade inédita
Também foi dito que a câmera principal Fusion de 48 MP contará com um sistema de abertura variável. Portanto, pela primeira vez em um iPhone, esse recurso permitirá o ajuste manual da entrada de luz e da profundidade de campo, o que proporciona um desfoque de fundo mais natural e melhor desempenho em ambientes escuros.
O processador do novo iPhone pode ser o A20 Pro, produzido no processo de 2 nanômetros da TSMC para aumentar a eficiência energética.
O iPhone 18 Pro ainda deve estrear o modem C2, desenvolvido pela própria Apple para substituir os componentes de conectividade da Qualcomm. Além disso, o botão Controle de Câmera deve ser simplificado, ao perder a sensibilidade ao toque e o feedback háptico, e manter apenas os comandos por pressão.
No design externo, a Apple testa um painel traseiro de vidro transparente ou semitransparente, com a visualização do anel magnético do MagSafe. Para a bateria, estuda-se um revestimento em aço para melhorar a dissipação de calor e a durabilidade.
A Apple também deve revisar a estratégia de lançamento, em que os modelos Pro e o novo iPhone dobrável estão previstos para setembro de 2026. Já o iPhone 18 padrão e o modelo 18e seriam lançados apenas no segundo semestre de 2027.
Leia mais no Canaltech:
- iPhone Fold: celular dobrável da Apple tem suposto visual revelado
- iPhone mais luxuoso do mundo: corpo de ouro 24k e diamantes sai por R$ 100 mil
- Novo iPhone Air vai ganhar segunda câmera traseira, revela site