iPhone 17 vai turbinar vendas com diversos upgrades, diz analista
Por Renan da Silva Dores • Editado por Léo Müller | •

Com o especulado modelo Air (ou Slim) e diversos upgrades, a linha iPhone 17 pode turbinar as vendas da Apple, conforme sugere o analista Jeff Pu em nota obtida pelo portal 9to5Mac. Junto à nova aposta ultrafina, o especialista destaca mais alguns fatores que devem melhorar os números da Apple, que tem enfrentado há alguns anos resultados pouco animadores no segmento de smartphones.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Novo iPhone SE 4 pode estrear com Apple Intelligence a preço baixo
Apesar de estar batendo recordes em lucro, a Apple encara quedas significativas na receita do iPhone, que poderiam ser associadas a um ciclo lento de inovação dos aparelhos, bem como ao mercado extremamente competitivo que ocorre na China. Ao que parece, esse cenário ainda não deve mudar neste ano, considerando que a linha iPhone 16, esperada para estrear já no próximo mês, deve embarcar pequenas mudanças.
Jeff Pu cita as melhorias modestas apontadas em rumores para justificar a projeção. Estão entre elas um novo layout das câmeras traseiras dos iPhone 16 e 16 Plus para gravação de vídeos espaciais, a chegada do Botão de Ação e do processador A18 com 8 GB de RAM para toda a família, telas maiores no iPhone 16 Pro e 16 Pro Max, a vinda da lente periscópio com zoom de 5x para o iPhone 16 Pro e a adoção de um botão dedicado para as câmeras.
O analista acredita ainda que a presença da suíte Apple Intelligence para os quatro aparelhos pode convencer alguns usuários a comprarem os telefones, mas os números não devem ser suficientes para recuperarem as margens desanimadoras. Com isso em mente, Pu aponta que o cenário pode ser mais positivo para a Maçã em 2025 com o iPhone 17, levantando uma série de fatores.
Melhorias mais profundas seriam os primeiros pontos: conforme os rumores, os lançamentos da gigante para o próximo ano trariam um novo visual, câmera frontal atualizada de 24 MP, lente periscópio melhorada de 48 MP com zoom aprimorado nos modelos Pro, Dynamic Island mais compacta e maior capacidade de memória.
Outro ponto que poderia incrementar as vendas seria a busca de usuários da linha iPhone 12 por um novo celular — apesar de ter sido considerada um “super ciclo”, por oferecer grandes mudanças, a linha já estaria mostrando a idade, o que poderia incentivar os consumidores a procurarem por um novo smartphone.
O fator definitivo para turbinar as vendas seria a existência do iPhone 17 Air (ou iPhone 17 Slim), o modelo ultrafino que priorizaria a baixa espessura e o design em vez dos recursos, trazendo bateria menor e menos câmeras. Por oferecer o “fator inovação”, a novidade poderia gerar interesse no público, aumentando assim as vendas.
Seja como for, ainda falta um ano inteiro para conhecermos os iPhone 17, e muita coisa ainda pode mudar até lá. Por enquanto, o foco deve ser mantido no iPhone 16, além dos rumores, que devem se intensificar nos próximos meses.
Fonte: 9to5Mac