Publicidade

iPhone 15 Pro de 128 GB tem gravações em ProRes limitadas a Full HD

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/Apple)
(Imagem: Divulgação/Apple)

Apesar da promessa de ganhos significativos de performance graças ao novo chip A17 Pro, o iPhone 15 Pro possui uma limitação curiosa: especificamente no modelo de 128 GB de armazenamento, usuários que pretendam gravar vídeos usando o codec premium ProRes estarão limitados à resolução Full HD, mesmo havendo o suporte a capturas em 4K a 60 FPS. A restrição estaria relacionada com o peso dos arquivos, e pode ser contornada utilizando um disco externo.

Uma das principais novidades do iPhone 15 Pro é o processador A17 Pro, primeiro do mundo fabricado em 3 nm. O componente promete bons avanços em CPU, e chama atenção pela GPU poderosa, agora equipada com Ray Tracing, forte o bastante para rodar nativamente jogos de console, como Resident Evil 4 Remake e Assassin's Creed Mirage. Fora isso, a gigante de Cupertino também aprimorou a capacidade de gravação de vídeo da plataforma, possibilitando capturas em 4K HDR a 60 FPS usando o codec ProRes.

Popular entre profissionais do audiovisual, o ProRes possui compressão mínima, garantido altíssima qualidade de imagem e maior flexibilidade na pós-produção, fase em que os vídeos são editados e correção de cores e outros efeitos são aplicados. Sua presença no iPhone não é novidade, mas é a primeira vez que vemos o formato atingir 4K a 60 FPS nos celulares da Apple. No entanto, consumidores terão de enfrentar uma limitação caso optem especificamente pelo iPhone 15 Pro de menor capacidade, com 128 GB de armazenamento.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Conforme descrito no próprio site da Maçã, o modelo mais simples do aparelho fica limitado a registrar vídeos em 1080P ao usar o ProRes, em virtude do peso final dos arquivos — a gigante já especificou que as gravações em HDR no formato consomem cerca de 1,7 GB por minuto na resolução Full HD, e impressionantes 6 GB por minuto em 4K. Uma conta rápida revela que o usuário seria capaz de gravar menos de 20 minutos antes de lotar o espaço interno do telefone.

Vale lembrar que o iPhone 14 Pro possui limitação similar pelos mesmos motivos e, assim sendo, a boa notícia é que há uma forma de contornar a restrição, ao utilizar um disco externo de armazenamento. Considerando que o iPhone 15 Pro finalmente aderiu ao conector USB-C, deve ser muito mais fácil encontrar um SSD portátil com capacidade suficiente para lidar com os vídeos em alta definição em comparação à geração anterior.

É importante ter em mente que o iPhone 15 Pro possui porta USB-C 3.2 Gen 2, com velocidade de 10 Gbps, podendo atingir taxas de transferência de até 1 GB/s ao utilizar um disco externo compatível, desde que o cabo conectado também suporte o protocolo. Diante disso, pode ser interessante optar por um SSD, caso a intenção seja gravar em alta definição sem ter de lidar com qualquer gargalo no processo.

Encarando alta demanda e possíveis dificuldades de produção, a nova família premium de smartphones da Apple já está à venda no exterior, e deve chegar em breve ao Brasil apesar de ainda não possuir datas específicas de disponibilidade. Os preços já são conhecidos: a partir de R$ 9.299 pelo iPhone 15 Pro — justamente o modelo de 128 GB —, e de R$ 10.999 pelo iPhone 15 Pro Max.

Fonte: via MacRumors