iPhone 15: custo de produção pode ser responsável pelo aumento de preços
Por Gustavo de Lima Inacio • Editado por Wallace Moté |

A linha iPhone 15 deve trazer alguns upgrades interessantes, e está ficando cada vez mais próxima de ser apresentada. Prevista para setembro deste ano, os dispositivos podem ganhar um aumento no seu preço oficial, e o causador pode ter sido revelado.
Segundo informações do usuário Revegnus, conhecido no Twitter como @Tech_Reve e que já tem histórico de precisão, o custo de produção dos modelos base, iPhone 15 e iPhone 15 Plus, deve aumentar 12% em comparação com a geração atual. Além disso, a respeito dos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, o aumento pode ser maior, chegando a 20%.
Aparentemente, essa diferença estaria relacionada principalmente aos aumentos de preços da TSMC, responsável pela fabricação dos processadores da família Apple A. Mas, esse não seria o único causador, já que a inflação também fez diferença nos preços de peças, disse Revegnus em resposta a um dos seus seguidores.
Vale lembrar que, apesar dos iPhone padrão terem visto um aumento no preço nos últimos anos, os da série Pro ainda não subiram desde a revelação do iPhone X em 2017, o primeiro custando 999 dólares.
O que esperar da linha iPhone 15?
Muito já foi antecipado a respeito da nova geração de iPhone. Os iPhone 15 e iPhone 15 Plus podem deixar o acabamento brilhante encontrado em outras gerações, para optar por um acabamento fosco como o visto nos irmãos Pro. Ao mesmo tempo, devem ganhar também a chamada Ilha Dinâmica, que estreou com o iPhone 14 Pro.
Os modelos mais caros podem ter um novo design, incluindo um novo material para acabamento, ao deixar de lado o aço inoxidável e optar pelo titânio. O iPhone 15 Pro Max, por exemplo, pode ser o único a ter uma nova câmera periscópica de zoom óptico de longo alcance, ao menos nessa geração. Todos os quatro dispositivos devem sair de fábrica com o USB Tipo-C, respeitando as novas regras da União Europeia.