Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone 14 tem chip SIM físico no Brasil?

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Setembro de 2022 às 10h40

Link copiado!

Apple
Apple

Durante o evento de lançamento do iPhone 14 realizado ontem (7), uma característica dos novos celulares chamou a atenção: nos Estados Unidos, o aparelho não terá mais a bandeja para o chip SIM físico, tendo uso exclusivo do "chip virtual" eSIM. Entretanto, a mudança não será repassada para grande parte dos outros países, incluindo o Brasil — ao menos por enquanto.

De acordo com o site oficial da marca no Brasil, todos os quatro modelos da linha — iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max — continuarão com suporte para Dual SIM por meio de um nano SIM e um eSIM, mas cartões micro SIM não são compatíveis. Além disso, o usuário também pode optar por usar dois números eSIM, como já acontecia com o iPhone 13.

Continua após a publicidade

Portanto, especificação bastante diferente do que é listado no site da marca nos Estados Unidos. Por lá, a empresa especifica que os iPhones “não são compatíveis com cartões SIM físicos”, de qualquer tipo.

Chips físicos devem perder espaço no futuro

Mesmo que ainda possam ser utilizados em novos iPhones no Brasil e outros países, os chips físicos devem ser aposentados em alguns anos. A medida da Apple pode ser considerada como uma intenção clara de tornar o dispositivo cada vez menos dependente de aberturas em sua construção.

Continua após a publicidade

Movimento semelhante foi percebido quando a marca retirou as portas P2 para fones de ouvido em seus celulares — porém, com muito mais polêmica na época. Ao longo dos anos seguintes, outras companhias começaram a tomar decisões semelhantes em relação a seus topos de linha, e hoje a medida se estende a diversos modelos intermediários.

Atualmente, o iPhone 14 dos Estados Unidos é o único aparelho do planeta a dispensar o suporte para cartões SIM físicos. Porém, diversos modelos já oferecem a tecnologia de forma opcional, incluindo alguns vendidos no Brasil.

A adoção do eSIM representa algumas vantagens para as marcas de celulares, como a possibilidade de abertura de espaço na estrutura interna dos aparelhos e a presença de um "buraco" a menos para entrada de água e poeira. Com isso, as empresas podem instalar outras peças importantes, ou mesmo aumentar a bateria do dispositivo em alguns casos, além de garantir resistência contra acidentes de maneira mais eficiente.

Continua após a publicidade

Além disso, o eSIM traz algumas facilidades para o consumidor, especialmente na hora de configurar o número da operadora. Nestes casos, o registro pode ser cadastrado por meio de QR Code ou outros códigos semelhantes, sem a necessidade da utilização de um utensílio para abertura da bandeja, por exemplo. Uso do chip virtual também garante maior segurança, evitando que seu número caia em mãos erradas caso o celular seja furtado ou roubado.

Fonte: Apple (1,2,3,4)