iPhone 13 Pro Max deixa Galaxy S21 Ultra para trás em teste de velocidade

iPhone 13 Pro Max deixa Galaxy S21 Ultra para trás em teste de velocidade

Por Bruno Bertonzin | Editado por Wallace Moté | 30 de Setembro de 2021 às 18h03
Divulgação/Apple

O Galaxy S21 Ultra e o iPhone 13 Pro Max foram colocados lado a lado em um duelo de velocidade — que testou o desempenho dos flagships para abrir vários aplicativos em uma mesma sequência — e o celular da Apple, apesar de largar atrás, acabou levando a melhor contra o rival sul-coreano.

Ao todo, foram 16 aplicativos testados e o smartphone da Samsung saiu na frente e conseguiu segurar a liderança até a execução do Snapseed — popular aplicativo de edição de imagens do Google. O iPhone 13 Pro Max conseguiu alcançar o adversário apenas ao abrir a sétima aplicação na lista, o FilmoraGo, para edição de vídeos.

O embate no app de vídeos foi curioso e merece um destaque: o Galaxy S21 Ultra iniciou a aplicação com bastante folga frente ao adversário, mas sua demora para exportar o vídeo o deixou para trás. A partir de então o iPhone liderou a disputa até o fim, com mais velocidade para abrir e executar jogos, enquanto o Samsung levou vantagem apenas no final, com o Disney Plus e Amazon.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Ao final do vídeo, o responsável pelo material faz uma análise e conclui que o celular sul-coreano teve um desempenho melhor para abrir aplicativos cotidianos — como o Facebook — ou apps mais leves, enquanto o dispositivo da Maçã levou a melhor com serviços que exigem mais do processador, em especial em aplicações de maior demanda gráfica como jogos e renderização de vídeos.

(Imagem: Reprodução/Apple)

É importante destacar que o teste foi feito em duas fases, com as aplicações sendo executadas na mesma ordem e depois com uma mais uma volta feita de trás para frente. Os resultados finais apontam que o iPhone 13 Pro Max finalizou a primeira etapa com cerca de dois segundos à frente do Galaxy S21 Ultra — foram 47,53 segundos contra 49,77 segundos. Já na segunda fase, a distância foi maior, com um desempenho de 1m51s42 para o telefone da Apple e 1m58s63 para o da Samsung.

Comparativo

(Imagem: Divulgação/Samsung)

É injusto fazer um comparativo de hardware, já que os dois dispositivos contam com sistemas operacionais diferentes que, consequentemente, contam com uma otimização bem distinta. De qualquer forma, o processador A15 Bionic com 6 GB de RAM da Apple mostrou um desempenho final superior ao Galaxy S21 Ultra, com seus 12 GB de RAM e Snapdragon 888.

As unidades testadas no vídeo contam com 128 GB de armazenamento interno para o iPhone 13 Pro Max e 256 GB para o Galaxy S21 Ultra e contam com os sistemas operacionais do iOS 15 e Android 11 instalados, respectivamente.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.