Publicidade

iPhone 12: primeiras análises elogiam construção e desempenho das câmeras

Por| 21 de Outubro de 2020 às 07h20

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple

Na manhã desta terça-feira (18), veículos estrangeiros começaram a publicar as primeiras análises dos novos iPhone 12 e iPhone 12 Pro, lançados no último dia 13. Embora o visual não tenha sido muito alterado em relação à geração passada, as melhorias na construção dos novos smartphones foram bastante elogiadas, além, é claro, do desempenho do chip A14 em tarefas do dia a dia e câmeras.

Enquanto os novos iPhone 12 não chegam ao Brasil e ao Canaltech para uma análise completa, resumimos aqui as avaliações de alguns dos principais veículos estrangeiros sobre a versão padrão da nova geração. A ideia é dar uma ideia da impressão que o novo celular da Apple causou lá fora.

Continua após a publicidade

Wired: "Não compre somente pelo 5G"

Assim como o iPhone 11, o iPhone 12 conta com duas câmeras traseiras, sendo uma principal de 12 MP e outra ultra grande-angular, também de 12 MP. No entanto, houve melhorias no pós-processamento graças ao chip A14, além da presença de um sensor com abertura maior, o que resultou em fotos mais nítidas mesmo em ambientes mais desafiadores.

Segundo o Wired, as fotos são realmente melhores que as do iPhone 11, mas no geral a diferença não é tão significativa.

"Se o iPhone 12 estivesse em um vácuo, as câmeras seriam espetaculares. Comparado com o seu antecessor, no entanto, não é um avanço muito grande”, disse o avaliador.

Continua após a publicidade

Com relação à tela, a principal novidade foi a adição do painel OLED, que traz mais brilho, contraste e um preto mais profundo quando comparado com o LCD do iPhone 11 tradicional. A falta do display com taxa de atualização mais alta, no entanto, foi um dos pontos negativo, ainda mais se considerarmos que seus principais concorrentes do mundo Android já contam com a tecnologia.

A construção do novo iPhone também foi bastante elogiada. Apesar de contar com as mesmas 6,1 polegadas do iPhone 11, ele é mais leve, fino e compacto na pegada. A moldura mais quadrada no estilo iPhone 5 é um dos destaques, além das novas opções de cores.

No geral, o site considerou a compra do iPhone 12 para quem possui um dos modelos mais antigos da família, como os iPhone XS, XR, ou 8. Nesse caso, as vantagens serão uma câmera melhor, processamento mais aprimorado e, claro, o 5G. “Se você tem um iPhone 11 ou 11 Pro, definitivamente não deve fazer o upgrade para o iPhone 12”, apontou o Wired.

Continua após a publicidade

The Verge: "O iPhone padrão dos próximos anos"

Grande parte dos elogios feitos pelo Wired foram repetidos pelo The Verge. A construção do novo iPhone 12 definitivamente foi um acerto por parte da Apple, que trocou as bordas curvas por uma moldura plana, no estilo iPhone 5. A mudança da tela LCD para o OLED também foi um dos pontos positivos, apesar de não contar com taxa de atualização mais alta.

Segundo o The Verge, o processador A14 Bionic é o principal responsável pelas melhorias nas fotos do iPhone 12, trazendo modo noturno para todas as câmeras do smartphone. Em tarefas do dia a dia, como executar jogos, abrir aplicativos e navegar na web, o novo chip da Apple de 5 nanômetros também se saiu extremamente rápido, mas o autor da análise apontou que a diferença em relação ao iPhone 11 não deve ser muito sentida na prática.

Continua após a publicidade

Apesar do desempenho de ponta, a autonomia de bateria foi um dos pontos mais criticados pelos sites. O The Verge considerou a autonomia do iPhone 12 como boa, mas um pequeno retrocesso quando comparado com seu antecessor.

“É mais fácil zerar a bateria do iPhone 12 em um dia de uso pesado do que o iPhone 11”, disse o autor da análise.

Sobre a decisão da Apple ter retirado o carregador da caixa dos novos iPhones, o autor apenas criticou o fato de os aparelhos ainda contarem com o conector Lightning para carregamento e transferência de dados, que é mais comum entre os smartphones e também nos computadores e tablets da própria Maça.

Continua após a publicidade

Na conclusão, o site considerou que o iPhone 12 será uma escolha padrão para quem quiser comprar um iPhone nos próximos anos.

Forbes: “maior avanço de um iPhone até o momento"

Para a Forbes, o iPhone 12 representa o maior avanço em um iPhone até o momento. A nova aparência do smartphone, com as bordas mais planas e o corpo mais compacto, é um dos principais acertos, mesmo mantendo as 6,1 polegadas do iPhone 11.

Os veículos especializados também afirmaram com unanimidade que o chip A14 Bionic trouxe um desempenho incrível ao smartphone, mas que, na prática, não deve fazer muita diferença em relação ao iPhone 11 com o A13 Bionic. No novo modelo, você terá a garantia de 5G apenas nos mercados que suportam a tecnologia, como nos EUA.

Continua após a publicidade

Em relação às câmeras, a Forbes apontou que as maiores mudanças ocorreram no software, uma vez que o chip mais potente garante um aprimoramento maior no pós-processamento. As fotos tiradas com o smartphone obtiveram uma ótima calibração de cores, bom nível de detalhes e resultados excelentes em cenários escuros.

Diferentemente do The Verge e do Wired, a Forbes acredita que tanto usuários mais antigos da Apple quanto quem possui o iPhone 11 sentirá grandes mudanças com o iPhone 12. Apesar da autonomia de bateria semelhante à da geração passada, o novo design, o processamento mais potente, as câmeras melhores e o 5G representam um avanço considerável na famíliam afirma a publicação.

O iPhone 12 ainda não tem data de lançamento no Brasil, mas o iPhone 12 Pro e as baterias de toda a nova série da Apple já estão homologados na Anatel. Continue acompanhando o Canaltech para não perder nenhuma novidade.

Continua após a publicidade

iPhone 12: ficha técnica

  • Tela: OLED de 6,1 polegadas com resolução Full HD (2532 x 1170 pixels), HDR;
  • Chipset: Apple A14 Bionic;
  • Memória RAM: não divulgado;
  • Armazenamento interno: 64 GB, 128 GB ou 256 GB, sem possibilidade de expansão;
  • Câmera traseira: dupla de 12 MP (f/1.6, principal) + 12 MP (f/2.4, ultrawide);
  • Câmera frontal: 12 MP (f/2.2);
  • Dimensões: 131,5 x 64,2 x 7,4 mm (AxLxP);
  • Peso: 135 gramas;
  • Bateria: capacidade não divulgada. Até 15 horas de reprodução de vídeo offline, 10 horas online, 50 horas de música, recarga sem fio de 15 W;
  • Extras: 5G, Bluetooth 5.0, Face ID, suporte para WiFi 6, NFC;
  • Cores disponíveis: azul, branco, preto, verde e vermelho;
  • Sistema operacional: iOS 14.

Fonte: Wired; The Verge; Forbes