Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iOS 17.4 é lançado com novos emojis para o iPhone

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Março de 2024 às 17h05

Link copiado!

Captura de tela/André Magalhães/Canaltech
Captura de tela/André Magalhães/Canaltech
Tudo sobre Apple

A Apple liberou a nova atualização iOS 17.4 para todos os iPhones compatíveis. Uma das principais novidades para usuários no Brasil é a chegada dos novos emojis do pacote Emoji 15.1, anunciado no ano passado, que faz sua estreia nos dispositivos da Maçã. Quem vive na área da União Europeia (UE) ganha opção para instalar apps de fora da App Store.

Emojis e mais no iOS 16.7

Responsável por padronizar os caracteres de teclados de aparelhos eletrônicos, o consórcio Unicode anualmente lança uma atualização no pacote de emojis com novos desenhos. A versão 15.1, lançada em 2023, traz 118 novos caracteres do tipo, mas apenas seis deles são desenhos inéditos: fatia de limão-taiti, fênix, cogumelo marrom, corrente quebrando, cabeça balançando na vertical e cabeça balançando na horizontal. 

Continua após a publicidade

As demais figuras são variações de imagens já existentes, como pictogramas orientados para o lado direito. Desde o anúncio, era esperado que as fabricantes atualizassem o teclado até o primeiro semestre deste ano, então a Apple seguiu o cronograma.

Entre outras novidades, o recurso Proteção de Dispositivo Roubado recebeu um novo ajuste que permite ativar o atraso de uma hora para qualquer ocasião. Antes, o (i)delay era removido quando o usuário efetuasse as mudanças dentro de casa ou em demais localizações confiáveis.

O aplicativo Podcasts agora é capaz de oferecer a transcrição em tempo real dos capítulos reproduzidos. Inicialmente, a novidade está disponível em alemão, espanhol, francês e inglês.

Continua após a publicidade

Nova era na UE

A maior mudança no iOS 17.4 é sentida na União Europeia: com a atualização, a Apple enfim permite a instalação de aplicativos por fora da App Store no bloco de países. A mudança foi feita para atender aos pedidos da Lei de Mercados Digitais e passa a valer no iOS com o update recente.

Há uma série de novas APIs que permitem a instalação por fora, acesso de terceiros à tecnologia de NFC e escolha de novas opções como navegador padrão. Todas as novidades são aplicadas somente à UE, logo não estão disponíveis por aqui.

Já disponível para download

Continua após a publicidade

O iOS 17.4 pode ser baixado no seguinte caminho:

  1. Abra o app Ajustes;
  2. Selecione “Geral”;
  3. Toque em “Atualizações de software”;
  4. Faça o download e a instalação.

A compilação total ocupa 1,41 GB de espaço. É necessário ter uma conexão ativa com a internet para atualizar o sistema.