Publicidade

IA em celulares é "apenas um truque" na visão de usuários, mostra pesquisa

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Divulgação/OpenAI
Divulgação/OpenAI
Tudo sobre Samsung

O uso de recursos de inteligência artificial (IA) em celulares ainda não parece ter convencido grande parte dos usuários. É o que mostra uma pesquisa encomendada pela companhia de venda de celulares usados Sellcell, que questionou mais de 2 mil pessoas em relação ao tema.

Os resultados apontam que 87% das pessoas usuárias de celulares Samsung entendem que a inteligência artificial adiciona “pouco ou nenhum valor” para os smartphones. Entre donos de iPhones, essa proporção fica em 73%.

De forma curiosa, 50% das pessoas que usam celulares da Apple falaram que a presença da IA é um fator decisivo para a compra de novos aparelhos — ou seja, é possível que os recursos sejam mais uma expectativa futura do que uma realidade atual. Contudo, para quem usa Samsung, essa característica é importante em apenas 23,7% dos casos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além disso, uma em cada seis pessoas que usam iPhones apontaram que estariam dispostas a migrar para o Android caso os recursos de inteligência artificial fossem interessantes o suficiente.

O levantamento também questionou quais funções de IA são as mais populares entre os usuários em cada plataforma. Confira os resultados abaixo:

Apple

  1. Recursos de IA na escrita — 72%;
  2. Resumos de notificações — 54%;
  3. Mensagens prioritárias — 44,5%;
  4. Edição e limpeza de fotos — 29,1%;
  5. Respostas inteligentes em e-mails e mensagens — 20,9%.

A pesquisa foi feita antes do lançamento do iOS 18.2, que trouxe novidades como os Genmojis (emojis gerados por inteligência artificial), integração do ChatGPT na Siri, Image Playground (criação de imagens), entre outras.

Android (Samsung)

  1. Circule para pesquisar — 82,1%;
  2. Assistente em fotos — 55,5%;
  3. Assistente por chat — 28,8%;
  4. Assistente de anotações — 17,4%;
  5. Assistente de navegação — 11,6%.
Continua após a publicidade

Assista: Os assistentes pessoais MORRERAM?

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*