Publicidade

Huawei Mate 40 Pro tem especificações e design revelados antes do lançamento

Por| 19 de Outubro de 2020 às 11h55

Link copiado!

tianya1223/Pixabay
tianya1223/Pixabay
Mate 40 Pro 5G

Previsto para ser anunciado no próximo dia 22, o Huawei Mate 40 Pro teve suas possíveis especificações técnicas e design revelados dias antes do lançamento, cortesia do site alemão WinFuture. Confirmando rumores anteriores sobre seu visual, devemos ser apresentados a um estilo nunca visto nessa linha.

Design diferente

Aparentemente, o Mate 40 Pro não deve trazer muitas alterações na parte da frente em relação ao seu antecessor, com um furo na tela em formato de pílula para abrigar dois sensores, um de 13 MP e lente grande-angular e outro com tecnologia TOF 3D para auxiliar no modo retrato.

Continua após a publicidade

Já o display de 6,7 polegadas será levemente curvado, tal como o Mate 30, e trará bordas somente nas laterais inferior e superior. A fabricante chinesa BOE deve ficar responsável por fabricar os painéis OLED do Mate 40 Pro, uma estratégia da Huawei para diminuir a dependência de empresas de fora da China.

Na parte traseira, por outro lado, o módulo de câmeras aparece em formato circular e parece agrupar quatro sensores, além do flash de LED. As especificações devem manter basicamente o que vimos no Huawei P40 Pro+, mas com algumas melhorias.

Continua após a publicidade

A câmera principal teria 50 MP e abertura de f/1.9 com suporte a estabilização óptica de imagem (OIS), seguida por uma ultra grande-angular de 20 MP e uma telefoto de 12 MP. Completam o conjunto um sensor de autofoco a laser e um sensor de temperatura corporal.

Chipset Android mais potente?

Por dentro, o Mate 40 Pro será equipado com o chipset Kirin 9000, provavelmente o último lançamento para o mercado de processadores mobile da Huawei depois que os EUA a proibiu de obter peças e tecnologias de parceiras. De acordo com as informações, ele será fabricado no processado de 5 nanômetros (nm) e contará com oito núcleos de processamento divididos em três grupos.

Continua após a publicidade

O núcleo principal, mais potente, seria um Cortex-A77 rodando a 3,13 GHz, frequência mais alta que a presente no Snapdragon 865+. O segundo grupo seria formato por três CPU Cortex-A77, estes funcionando em 2,54 GHz cada. Por fim, haveriam mais quatro núcleos Cortex-A55, focados em eficiência energética, também com velocidades de 2,54 GHz.

Testes recentes publicados no Geekbench colocaram o novo chip da Huawei como o mais avançado da plataforma Android, superando seu rival Snapdragon 865. Vale lembrar que a aposta da Qualcomm foi lançada no ano passado no processo de 7 nm, então é bastante provável que o reinado da fabricante chinesa dure até dezembro, quando a Qualcomm anunciará o Snapdragon 875.

O Mate 40 Pro deve ter versões com até 12 GB de memória RAM, além de até 256 GB de espaço interno no padrão UFS 3.1. Uma bateria de 4.400 mAh seria responsável por manter o dispositivo ligado, com suporte para recarga de 65 W e carregamento sem fio. 5G, NFC, Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6 e EMUI 11 sob o Android 11 completariam o pacote.

Continua após a publicidade

Disponibilidade e preço

Com relação à disponibilidade, o popular informante Evan Blass revelou que o novo Mate 40 não deve ser posto à venda até 2021. Embora ele não especifique os possíveis motivos para a decisão, provavelmente ela estaria ligada à diminuição de pedidos de componentes para o topo de linha, com o objetivo de reduzir o prejuízo nas vendas do aparelho.

Continua após a publicidade

Infelizmente, o WinFuture não cita possíveis preços para o Mate 40 Pro, mas não é esperado um valor tão diferente do Mate 30 Pro durante o lançamento, que foi de 1.100 euros (R$ 7,2 mil em conversão direta).

Uma versão especial do Mate 40 Pro em parceria com a fabricante de carros Porsche também deve ser apresentada no evento. De acordo com as imagens, o smartphone terá um conjunto fotográfico instalado em um módulo octogonal ou hexagonal. Ele deve custar cerca de 2.500 euros (R$ 16 mil).

Huawei Mate 40 Pro: ficha técnica (rumor)

  • Tela: 6,67 polegadas, OLED, Full HD+;
  • Chipset: Huawei Silicon Kirin 9000, 5 nm, máx. 3,13 GHz;
  • Memória RAM: até 12 GB;
  • Armazenamento interno: até 256 GB;
  • Câmera traseira: 50 MP + 20 MP + 12 MP + autofoco a laser + sensor de temperatura;
  • Câmera frontal: 13 MP + 3D;
  • Dimensões: 163 mm x n/a x 9,1 mm;
  • Peso: 212 gramas;
  • Bateria: 4.400 mAh;
  • Extras: recarga de 65 W, NFC, Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6, 5G;
  • Cores disponíveis: preto e prata;
  • Sistema operacional: Android 11 sob a interface EMUI 11 e com HMS.
Continua após a publicidade

Fonte: WinFuture