Publicidade

Huawei explica o funcionamento de lente inédita usada no Mate 40 Pro+

Por| 04 de Novembro de 2020 às 15h40

Link copiado!

Reprodução/Huawei
Reprodução/Huawei
Mate 40 Pro Plus 5G

O lançamento do Huawei Mate 40 manteve a tradição recente da marca chinesa de procurar inovações de câmera. Um dos principais destaques da linha é a lente de forma livre (free-form lens, em inglês), que promete resolver problemas de distorção óptica. Um engenheiro da fabricante explicou como funciona o componente.

Hou Changlun, especialista em sistemas ópticos, explica que a lente — inédita em celulares — deve ganhar mercado nos próximos anos. O componente apresenta um formato irregular, ao contrário das lentes tradicionais, que contam com elementos esféricos ou asféricos.

Usada na câmera grande-angular de 20 megapixels do Huawei Mate 40 Pro+, a lente de forma livre permite usar menos elementos no conjunto óptico, reduzindo o espaço ocupado e o peso. O texto não aborda, mas o componente pode ter influenciado no discreto módulo de câmera do aparelho, que não é tão ressaltado como em outros aparelhos equivalentes.

Continua após a publicidade

Um conceito semelhante é usado em algumas lentes multifocais, nas quais uma mesma superfície permite corrigir diferentes problemas de visão do usuário.

A correção óptica feita pela lente simplifica não apenas o hardware dos celulares, como também alivia o software. O ajuste de distorção aplicado pela própria lente simplifica a correção pelo sistema do celular (ou pelo processador de imagem, ISP), permitindo uma captura mais rápida das imagens, o que às vezes não é possível durante a gravação de vídeos.

Continua após a publicidade

Após o uso da curiosa lente na câmera grande-angular do Mate 40 Pro+, o engenheiro acredita que o componente possa ser adaptado também à câmera telefoto, com o potencial de simplificar os sistemas de zoom óptico dos celulares.

Fonte: Huawei