Publicidade

Google pode lançar primeiro dobrável este ano, e segundo modelo está em testes

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Setembro de 2021 às 10h06

Link copiado!

Tech Advisor
Tech Advisor
Tudo sobre Google

O Google poderá entrar na onda dos smartphones dobráveis e lançar dois modelos similares aos Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3, da Samsung. Além do produto de codinome "Passport" (Passaporte, em tradução livre), descoberto em junho, recentemente um outro projeto denominado "Jumbojack" deu as caras, com uma construção diferente.

O nome do novo dispositivo faria referência a um lanche da rede americana de fast-food Jack in th Box, o que pode indicar um smartphone em formato de hambúrguer, que se dobra no eixo horizontal do celular — assim como o Galazy Z Flip 3. Em oposição, o Passport tem um formato de cachorro-quente, que se flexiona no eixo vertical — como acontece com o Galaxy Z Fold 3.

Continua após a publicidade

Informações fornecidas pelo portal 9to5Google indicam também que o Jumbojack terá duas telas, e que uma delas ficará desativada enquanto o aparelho estiver dobrado. Essa é basicamente a mesma configuração do Galaxy Z Flip 3, que possui um pequeno display de 1,9 polegada na parte exterior para mostrar notificações, auxiliar no controle de músicas e outras tarefas mais básicas. Outras especificações do futuro dispositivo dobrável do Google ainda não são conhecidas, como informações de tela, desempenho, câmeras ou bateria.

O Jumbojack foi descoberto em uma listagem do Android 12.1, uma versão ainda mais avançada em relação àquela que deve ser lançada nas próximas semanas. O projeto serve também para testar funções de software voltadas para dobráveis, com adaptações do sistema para quando o smartphone está parcialmente aberto, por exemplo.

Além disso, o Google está testando uma nova interface para a tela dividida (split-screen), em que aplicativos poderão ser abertos diretamente da barra de tarefas, ao segurar e arrastar o ícone correspondente. Esse recurso poderá ser implementado também em aparelhos não-dobráveis.

"Passport" será o dobrável que vira tablet

Continua após a publicidade

O Passport já é um projeto conhecido há cerca de um ano, com um formato mais similar ao Galaxy Z Fold 3. Ou seja, ele poderá ser desdobrado para revelar um display interno de 7,6 polegadas — mesmas dimensões do concorrente da Samsung. O Google já submete patentes que descrevem a sua tecnologia de display dobrável desde 2019, então é certo que a companhia planeja fazer frente a outras marcas que também lancem seus dispositivos flexíveis no futuro.

Assim como o Jumbojack, o Passport não possui muitas informações técnicas reveladas, mas é especulado que o display dele será fabricado pela Samsung. Espera-se que a campanhia apresente o seu primeiro dobrável ainda neste ano, como já revelou o leaker Evan Blass (@evleaks), ficando o segundo modelo para 2022.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge