Google pode lançar primeiro dobrável este ano, e segundo modelo está em testes

Google pode lançar primeiro dobrável este ano, e segundo modelo está em testes

Por Vinícius Moschen | Editado por Wallace Moté | 20 de Setembro de 2021 às 10h06
Tech Advisor

O Google poderá entrar na onda dos smartphones dobráveis e lançar dois modelos similares aos Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3, da Samsung. Além do produto de codinome "Passport" (Passaporte, em tradução livre), descoberto em junho, recentemente um outro projeto denominado "Jumbojack" deu as caras, com uma construção diferente.

Jumbojack poderá ter formato semelhante ao Galaxy Z Flip 3 (Imagem: Ivo/Canaltech)

O nome do novo dispositivo faria referência a um lanche da rede americana de fast-food Jack in th Box, o que pode indicar um smartphone em formato de hambúrguer, que se dobra no eixo horizontal do celular — assim como o Galazy Z Flip 3. Em oposição, o Passport tem um formato de cachorro-quente, que se flexiona no eixo vertical — como acontece com o Galaxy Z Fold 3.

Informações fornecidas pelo portal 9to5Google indicam também que o Jumbojack terá duas telas, e que uma delas ficará desativada enquanto o aparelho estiver dobrado. Essa é basicamente a mesma configuração do Galaxy Z Flip 3, que possui um pequeno display de 1,9 polegada na parte exterior para mostrar notificações, auxiliar no controle de músicas e outras tarefas mais básicas. Outras especificações do futuro dispositivo dobrável do Google ainda não são conhecidas, como informações de tela, desempenho, câmeras ou bateria.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O Jumbojack foi descoberto em uma listagem do Android 12.1, uma versão ainda mais avançada em relação àquela que deve ser lançada nas próximas semanas. O projeto serve também para testar funções de software voltadas para dobráveis, com adaptações do sistema para quando o smartphone está parcialmente aberto, por exemplo.

Além disso, o Google está testando uma nova interface para a tela dividida (split-screen), em que aplicativos poderão ser abertos diretamente da barra de tarefas, ao segurar e arrastar o ícone correspondente. Esse recurso poderá ser implementado também em aparelhos não-dobráveis.

"Passport" será o dobrável que vira tablet

Passport terá tela interna de 7,6 polegadas, assim como o Galaxy Z Fold 3 (Imagem: WaqarKhanTech)

O Passport já é um projeto conhecido há cerca de um ano, com um formato mais similar ao Galaxy Z Fold 3. Ou seja, ele poderá ser desdobrado para revelar um display interno de 7,6 polegadas — mesmas dimensões do concorrente da Samsung. O Google já submete patentes que descrevem a sua tecnologia de display dobrável desde 2019, então é certo que a companhia planeja fazer frente a outras marcas que também lancem seus dispositivos flexíveis no futuro.

Assim como o Jumbojack, o Passport não possui muitas informações técnicas reveladas, mas é especulado que o display dele será fabricado pela Samsung. Espera-se que a campanhia apresente o seu primeiro dobrável ainda neste ano, como já revelou o leaker Evan Blass (@evleaks), ficando o segundo modelo para 2022.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.