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Google trabalha em plataforma que mistura newsletter e rede social

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Setembro de 2021 às 15h17

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Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google pode tornar-se mais uma Big Tech a investir na produção de boletins informativos, assim como fez recentemente o Facebook e o Twitter. A divisão voltada para o desenvolvimento de produtos inovadores da companhia, chamada Area 120, desenvolve um projeto que permite a criação de newsletters como um arquivo do Google Drive — ou seja, nos apps Documentos, Planilhas ou Apresentações.

Chamado até o momento de Museletter, o app é capaz de oferecer aos usuários a criação e publicação de boletins de notícias por intermédio de um perfil público (como numa rede social) ou com envio por lista de e-mail. A ideia é centralizar todas as ferramentas de criação de documentos do Google em um só lugar e voltada para uma finalidade com demanda crescente no momento. Se der certo, o mercado dominado por Substack, Ghost e Revue pode ganhar um concorrente importante.

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Convidado a comentar sobre o assunto pelo site TechCruch, um porta-voz da Area 120 teria dito tratar-se de apenas mais um dos muitos experimentos e que ainda é cedo para falar a respeito. O site do projeto, contudo, já dá boas amostras do que se pode esperar: uma monetização do Google Drive e publicação facilitada das newsletters.

Uma página só sua

Além de criar e publicar, o Museletter teria a integração com outros apps de produtividade para gerar engajamento, inclusive com a possibilidade de inserção de planos de assinaturas pagos com acesso a slides exclusivos no app Apresentações ou tabelas para gerenciamento financeiro no Planilhas. Tudo isso partiria de um perfil aberto e acessível a partir de uma página inicial explicativa, como um minicomércio eletrônico para venda de assinaturas ou arquivos.

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Uma das partes mais interessantes da proposta é a integração com listas de e-mail, que podem ser importadas de outras plataformas. Assim, você não precisaria gastar dinheiro com ferramentas de disparo para seus assinantes (e olha que não é barato), sejam eles pagantes ou não — isso seria supostamente gerenciável no sistema. Para monitorar o acesso, uma ferramenta de análise entregaria dados de aberturas de e-mail, downloads e envolvimento do público tal qual outros serviços do gênero.

Nova forma de monetização para o Google

O Museletter seria totalmente gratuito e não cobraria taxas pela venda de assinaturas. Para arrecadar dinheiro, a aposta seria a entrega de recursos premium para quem se consolidar na plataforma, como domínios personalizados, e-mails de boas-vindas e outras facilidades exclusivas. Embora ainda não haja planos concretos, o Google também poderia introduzir planos de publicidade para ajudar na entrega de conteúdo a potenciais interessados, o que ajudaria na descoberta de boletins e expansão da base de usuários.

Resta saber se a Gigante da Web terá fôlego para tocar mais essa iniciativa com a atenção devida, afinal os concorrentes são fortes e estão no mercado há mais tempo. Como se trata de um projeto, não há uma data prevista para o lançamento e nem é possível saber se ele verá a luz do sol algum dia, mas os interessados podem se cadastrar no site oficial para receber o acesso antecipado tão logo esteja disponível.

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Fonte: TechCrunch, Museletter