Google Pixel não terá modelo de entrada, mas Pixel 8a não é descartado
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |

Poucos dias após o lançamento da linha Pixel 8 e em meio a rumores do futuro intermediário Pixel 8a, o vice-presidente da divisão Pixel, Nanda Ramachandran, reforça a estratégia do Google em apostar nos celulares de alto desempenho e descarta a ideia de lançar smartphones de baixo custo com preço acessível.
- O que mudou do Google Pixel 7 para o Pixel 8?
- Google Pixel 8a aparece em imagens de alta resolução e ganha detalhes extras
Em entrevista ao site austríaco DerStandard, Ramachandran declara ser "muito improvável" o lançamento de um Google Pixel de entrada pelo alto custo de produção dos seus smartphones atuais.
Para ele, oferecer câmeras de alta qualidade, segurança de ponta e recursos de inteligência artificial a um preço de aproximadamente 200 euros (cerca de R$ 1 mil) não é algo que possa ser feito pela marca uma vez que "vários compromissos" precisariam ser feitos.
Embora tais compromissos não sejam citados, é fácil imaginar que um celular simples teria que adotar uma câmera com sensor e lentes simplificados, processador mais barato e tela de qualidade inferior, resultando em um produto fora do padrão de qualidade da empresa.
Google não descarta Pixel 8a
Aliado aos rumores de que modelos da série Pixel A não vendem tanto quanto o esperado e às teorias que o Google considera não lançar o modelo intermediário da linha Pixel 8, a entrevista com Ramachandran poderia dar a entender que o futuro Pixel 8a não estaria nos planos da empresa, mas não parece ser o caso.
Isso porque o DerStandarnd cita claramente que o Google rejeita a ideia de lançar um celular de baixo custo com preço de 200 euros. Para efeito de comparação, o Pixel 7a foi lançado na Europa por aproximadamente 500 euros, valor que o posiciona como um intermediário, não de entrada.
Caso o futuro Pixel 8a esteja a caminho, o modelo deve ser equipado com chip Tensor G3, tela de 120 Hz e câmera traseira dupla com sensor principal de 64 MP e sensor de 12 MP para a lente ultrawide.
Seu lançamento deve acontecer no primeiro semestre de 2024, mas não se sabe se o modelo também irá receber 7 anos de atualizações de software como os novos Pixel 8 e 8 Pro.
Fonte: derStandard