Publicidade

Garantia do iPhone cobre uso de carregadores de terceiros aprovados pela Anatel

Por  | 

Compartilhe:
SCREEN POST/Unsplash
SCREEN POST/Unsplash

Após retirar o carregador da caixa do iPhone, a Apple deixou muito consumidor em dúvida se realmente poderia usar qualquer adaptador de tomada sem prejudicar a garantia do celular. A empresa disse que carregadores de terceiros certificados pela Anatel não invalidam a garantia do aparelho.

Em outras palavras, você pode usar qualquer adaptador de parede certificado pela agência reguladora brasileira para carregar o seu iPhone sem medo. Havia uma dúvida por conta do que diz o certificado de garantia do celular, no qual a Maçã diz não se responsabilizar por “danos causados pelo uso de um componente ou produto de terceiros que não atenda às especificações do Produto Apple”.

Consumidores teriam reclamado que tais especificações não estavam claras a respeito de carregadores. Mas a empresa assegurou ao Canaltech e também a outros veículos que é possível usar adaptadores de tomada de terceiros sem prejuízo à garantia do iPhone.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“Sobre os carregadores de terceiros, estará na garantia desde que sejam aprovados pela Anatel”, disse uma porta-voz da empresa, em contato com o Canaltech. Ou seja, a empresa não tem nenhuma regra ou pegadinha para forçar os usuários a comprarem o carregador oficial com o logo da Maçã — portanto, assim você pode comprar qualquer um certificado pela Anatel, incluindo aquele da Xiaomi que promete fazer a recarga rápida no iPhone 12.

Retirada de acessórios da caixa

Desde setembro a Apple deixou de incluir carregador e fone de ouvido no kit básico do iPhone em todo o mundo — exceto alguns países que exigem o envio do fone, como a França. Aqui no Brasil, ficamos sem ambos, e a caixa do aparelho inclui apenas o celular e um cabo Lightning para USB-C.

O Procon-SP disse na semana passada que iria notificar a Apple para exigir que o carregador seja incluído novamente no kit brasileiro do iPhone. O Canaltech também questionou a Apple sobre o assunto e a empresa disse apenas que, até o momento, “não foi oficialmente notificada pelo Procon-SP referente ao comunicado da semana passada” e, portanto, não poderia comentar sobre o caso.

A Apple justifica a retirada oficialmente como uma medida com objetivo de “reduzir a emissão de carbono e o lixo eletrônico”. Segundo a fabricante, os carregadores incluídos na caixa não eram utilizados, uma vez que “existem muitos desses dispositivos no mundo”. O consumidor que compra um iPhone pela primeira vez fica sem muita opção, já que a entrada Lightning é exclusiva Apple, e o cabo que vem no iPhone 12 o USB-C na outra ponta, conector ainda raro de encontrar em carregadores.