Galaxy Z Fold 8 terá tela dobrável sem vinco antes do iPhone Fold, diz site
Por Vinícius Moschen |

Após a Samsung ter revelado o seu novo display dobrável “sem vincos”, durante CES 2026, novas informações indicam que esta tecnologia será integrada ao inédito Galaxy Z Fold 8. O painel pretende trazer mais durabilidade para os celulares, além do visual “limpo”.
- iPhone Fold: veja tudo que já sabemos sobre o celular dobrável da Apple
- Por que comprar um celular dobrável faz mais sentido que um tablet
Afinal, o protótipo exibido na feira tem uma superfície bem mais lisa do que a encontrada no atual Galaxy Z Fold 7. Com isso, o conteúdo mostrado na tela flui de maneira contínua pela dobra em qualquer ângulo de visão.
Para isso, o painel ganhou uma modificação da camada de Adesivo Opticamente Transparente (OCA), o que reduz a rigidez do componente e possibilita um amortecimento mais flexível entre o OLED e o vidro ultra fino (UTG).
Além disso, a Samsung substituiu o filme de polietileno tereftalato (PET) por uma placa de reforço metálica que contém minúsculos furos perfurados a laser. Tais furos permitem que o material realize um leve movimento para dentro no momento da dobra, o que resulta na dispersão da pressão e viabiliza o retorno a uma forma totalmente plana ao ser aberta.
No entanto, a tecnologia de tela abre questões quanto à longevidade e durabilidade. O uso de uma camada de suporte mais macia e perfurada poderia resultar em um painel menos resistente a impactos, quando comparado aos painéis rígidos utilizados atualmente.
Durante a CES, a Samsung classificou o painel como "estritamente P&D" (Pesquisa e Desenvolvimento) e removeu o estande de exposição abruptamente. Isso gerou especulações sobre o estágio real de maturação da tecnologia para o consumidor final.
O painel ainda utiliza a tecnologia Color Filter on Encapsulation (CoE), método que elimina o filme polarizador tradicional. Isso gera uma tela mais fina, com maior nível de brilho e redução no consumo de energia do aparelho.
Galaxy Z Fold 8 x iPhone Fold
O Galaxy Z Fold 8 deve ser anunciado com formato característico, embora seja esperada uma variante com tela mais larga para competir diretamente com o design do futuro iPhone dobrável.
Embora a divisão Samsung Display deva fornecer telas também para a Apple, as implementações estruturais serão distintas: a Maçã teria optado pelo vidro como material de suporte para seu painel OLED, enquanto a marca coreana escolheu a placa de metal.
O novo celular dobrável da Samsung deve ser lançado em julho de 2026, enquanto o iPhone é esperado para setembro, juntamente com a linha iPhone 18 Pro.
Os dois devem competir em termos de hardware: rumores indicam que o modelo da Samsung contará com câmera principal de 200 MP e chip Snapdragon 8 Elite Gen 5, enquanto os destaques do Apple incluiriam a tela principal de 7,8 polegadas, display externo de 5,5 polegadas e espessura de 4,5 mm aberto, além do sistema de duas câmeras e Touch ID lateral.
Leia mais no Canaltech:
- Galaxy A07 5G chega com IP54 e seis anos de atualizações
- Galaxy S26 Ultra aparece com processador "limitado"; entenda
- 4 inovações que vão deixar os celulares ainda mais incríveis em 2026