Galaxy Z Flip 8 tem primeiros detalhes da câmera vazados; veja o que esperar
Por Vinícius Moschen |

Vazamentos recentes mostraram como deve ser o conjunto de câmeras do Galaxy Z Flip 8, o próximo smartphone dobrável compacto da Samsung. Segundo as informações reveladas, a fabricante pode manter uma configuração semelhante ao que é visto na geração atual.
- Tudo que você precisa saber antes de comprar um celular dobrável
- Por que comprar um celular dobrável faz mais sentido que um tablet
Afinal, o dispositivo pode ter uma câmera principal de 50 MP, acompanhada por uma ultrawide de 12 MP.
Para capturas frontais, a câmera de selfie deverá possuir 10 MP, com tecnologia de posicionamento abaixo do display. No entanto, a maior possibilidade é que se mantenha o formato tradicional com recorte circular.
Para efeito de comparação, as linhas Galaxy A e Galaxy S já possuem câmeras frontais de 12 MP, enquanto o Flip 8 permaneceria com o sensor de resolução mais baixa.
O dobrável ainda deve ficar sem câmera teleobjetiva, o que mantém a ausência de zoom óptico dedicado, assim como ocorre na geração atual.
Embora as resoluções devam ser as mesmas, a Samsung poderá mudar um ou mais sensores de câmera, o que traria melhorias de velocidade, eficiência e precisão de imagem.
Outro foco da empresa seria a implementação de melhorias de qualidade por meio de processamento de software e a introdução de novos recursos baseados em inteligência artificial.
Galaxy Z Flip 8 é esperado com chip inédito
Para além das câmeras, o Galaxy Z Flip 8 pode trazer o inédito chipset Exynos 2600, o primeiro processador da Samsung fabricado com litografia de 2nm. Na prática, isso deve representar um salto de desempenho e eficiência energética em relação às plataformas atuais de 3 nm.
O mesmo processador pode ser visto em algumas versões do Galaxy S26 e S26 Plus, que devem ser lançados ainda no primeiro semestre deste ano.
Para o dobrável, também é esperada uma bateria com capacidade de 4.300 mAh, parecida com a do Galaxy Z Flip 7.
Mesmo assim, há a expectativa de que o aparelho seja mais fino e leve, com uma redução próxima de 10% na espessura e no peso total. Portanto, atingiria cerca de 5,85 mm de grossura quando o dispositivo estiver desdobrado.
Espera-se que o aparelho seja lançado em julho de 2026, juntamente com o Galaxy Z Fold 8. O dobrável grande é especulado com atualizações mais robustas nas câmeras, com uma ultrawide de 50 MP,
O Galaxy Z Flip 8 pode ter o mesmo preço que seu antecessor, lançado por valores a partir de R$ 8.199 no Brasil. No entanto, a política de precificação da Samsung deve variar de acordo com a região.
A Samsung teria projetado que o Flip 8 supere o desempenho comercial do Fold 8, e por isso pode ser a chave para o aumento nas vendas de dispositivos dobráveis no próximo ano.
Além dos dobráveis já esperados, é possível que a Samsung apresente um smartphone dobrável inédito, com formato mais largo. O objetivo seria bater de frente com o iPhone Fold, como um “rival antecipado”.
Leia mais no Canaltech:
- Mas já? Galaxy S27 Ultra ganha detalhes de câmera com sensor melhorado
- Linha Xiaomi 17 vai ganhar celular com bateria gigante; veja
- Nova capinha transforma iPhone 17 em peça retrô de 1984; veja como ficou