Galaxy Z Flip 5 pode ganhar suporte para Samsung DeX
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |

Além das aguardadas mudanças estruturais, o Galaxy Z Flip 5 também deve trazer algumas melhorias de software. De acordo com os rumores mais recentes, o dispositivo pode ser o primeiro da linha a receber suporte para o modo Samsung DeX.
- Dá para usar o Motorola Ready For como PC para estudar e trabalhar
- Dá para usar o Samsung DeX como computador para trabalhar e estudar?
Trata-se da solução da marca coreana para fazer com que seus aparelhos funcionem como uma espécie de “mini computador”, com interface de desktop, suporte a uso em janelas e muito mais. Para isso, basta conectar o dispositivo a uma tela externa — como um monitor ou uma TV — por meio de portas físicas ou pareamento sem fio.
A Samsung ainda oferece um aplicativo DeX para dispositivos com Windows ou MacOS, para facilitar o processo de conexão com apenas um cabo USB-C. Além disso, os tablets da marca trazem o modo de forma nativa, já que possuem telas grandes o suficiente para isso.
Samsung DeX é pensado para dispositivos avançados
Até o momento, o recurso é praticamente exclusivo dos aparelhos topos de linha da marca, como a série Galaxy S23, mas curiosamente está ausente no Galaxy Z Flip 4, que tem hardware e preço equivalentes, mas carece de um sistema de resfriamento mais robusto devido ao seu formato dobrável.
Um panorama semelhante é visto nos tablets da marca, já que apenas as linhas mais avançadas oferecem o DeX de forma nativa. É o caso das linhas Galaxy Tab S e Tab Active, por exemplo.
Quando se consideram os celulares dobráveis da marca, o Samsung DeX já está disponível na linha Galaxy Z Fold há anos.
Caso a chegada do Dex no Galaxy Z Flip 5 seja confirmada, o aparelho será o mais compacto da marca a trazer o recurso. Mesmo assim, suas supostas especificações avançadas devem garantir que ele funcione em modo de tela grande sem problemas de performance ou aquecimento.
Outras mudanças esperadas para o Galaxy Z Flip 5 incluem a adoção de uma tela externa com dimensões bem mais amplas, assim como a utilização de um novo mecanismo de dobradiça em formato de gota para reduzir o vinco no centro da tela e tornar o aparelho "100% fechado", com ambas as metades da tela se tocando totalmente ao dobrar o painel.
Ainda não foi divulgada uma data específica para o lançamento da linha Galaxy Z Flip 5, mas é provável que o aparelho apareça no final de julho. É um cronograma adiantado em comparação com o que é tradicionalmente feito pela Samsung, em uma tentativa de melhorar os números de vendas da marca nos últimos meses do ano.
Fonte: SamMobile