Galaxy S26 Ultra aparece com processador "limitado"; entenda
Por Vinícius Moschen |

A nova linha de smartphones Galaxy S26 da Samsung foi detectada em testes de desempenho na plataforma Geekbench. Os modelos foram encontrados em versões com os processadores Exynos 2600, desenvolvido “em casa”, e Qualcomm Snapdragon 8 Elite Gen 5.
- Qual foi o melhor lançamento da Samsung em 2025? O que diz a equipe do Canaltech
- 6 recursos que só existem em celulares da Samsung
No entanto, uma característica que chamou a atenção foi a presença de um 8 Elite “limitado” em relação à plataforma vista em modelos como o Xiaomi 17.
Afinal, os núcleos de performance usados no teste operam na frequência de 4,19 GHz, valor abaixo do padrão de 4,61 GHz estabelecido para este chip. Os núcleos de eficiência têm clock de 3,55 GHz.
Essa redução de clock no núcleo principal é atribuída ao fato de os testes estarem sendo realizados em unidades de pré-produção, mas pode ser revertida nos modelos comercializados.
Para jogos e outras renderizações gráficas, o Galaxy S26 Ultra ainda terá a GPU Adreno 840.
As variantes visualizadas são destinadas ao mercado dos Estados Unidos, com os códigos SM-S948U e SM-S942U.
Para os mercados da Europa e da Coreia do Sul, a Samsung deve retomar a estratégia de utilizar processadores distintos para os modelos que ficam um passo atrás do Ultra top de linha.
Nessas regiões, os aparelhos S26 e S26 Plus deverão ser equipados com o Exynos 2600, um inédito chip de 2nm que, segundo informações de mercado, pode apresentar uma GPU baseada na arquitetura RDNA4 da AMD.
O Exynos 2600 promete ter um resfriamento até 30% mais eficiente que o antecessor Exynos 2500.
Os testes preliminares na ferramenta Geekbench 6 demonstram um desempenho equivalente entre a versão de entrada e a Ultra, comportamento possivelmente derivado de limitações térmicas ou de software das unidades de teste.
Veja abaixo os resultados comparados:
- Galaxy S26 Ultra: 3.466 em single-core, 11.035 em multi-core
- Galaxy S26: 3.378 em single-core, 11.097 em multi-core
As listagens ainda confirmam a presença de pelo menos uma versão com 12 GB de RAM. No entanto, há a expectativa de que o modelo Ultra receba variantes com até 16 GB, enquanto o armazenamento interno deve ter opções de 256 GB, 512 GB e 1 TB.
Galaxy S26 Ultra pode ter recargas mais rápidas
Também é esperado que o Galaxy S26 Ultra tenha bateria de 5.000 mAh e suporte a carregamento rápido de 60 W, mais potente que os 45 W da geração atual.
O S26 Plus pode ser lançado com 4.900 mAh, enquanto o modelo base teria capacidade entre 4.000 mAh e 4.300 mAh — portanto, também sem grandes alterações.
Os dispositivos serão lançados com o sistema operacional Android 16, e interface One UI 8.5. Em relação ao visual, o modelo Ultra deve seguir a tendência de bordas mais arredondadas e molduras mais finas, e abandonar os cantos pontiagudos.
Vazamentos recentes do perfil do informante Evan Blass indicam que a data de 25 de fevereiro de 2026 estaria "100% confirmada" para a realização do evento Galaxy Unpacked, que ocorrerá em San Francisco, nos Estados Unidos. A apresentação marcará o lançamento dos novos tops de linha da Samsung.
A data representa um adiamento em relação ao cronograma recente da Samsung, já que a marca costumava mostrar seus novos celulares avançados durante o mês de janeiro.
As vendas no varejo devem ser iniciadas nos primeiros dias de março de 2026, e a comercialização no Brasil é esperada.
Além disso, informações publicadas pelo perfil Ice Universe sugerem que a Samsung poderá manter os preços praticados na geração anterior, apesar do aumento nos custos de produção dos componentes.
Leia mais no Canaltech:
- 5 tecnologias brasileiras incríveis lançadas em 2025
- Celular à prova d’água no mar e na piscina: o que pode dar errado?
- 4 inovações que vão deixar os celulares ainda mais incríveis em 2026