SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Galaxy S24 Ultra pode trocar lente telefoto de 10x por câmera de 5x

Por| Editado por Wallace Moté | 19 de Setembro de 2023 às 13h46

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Galaxy S24 Ultra

Novos rumores sugerem que a Samsung pode acabar seguindo os concorrentes com o Galaxy S24 Ultra ao substituir a elogiada câmera telefoto periscópio com zoom óptico de 10x por uma lente mais modesta, com magnificação de "apenas" 5x. Ao que parece, a gigante sul-coreana apostaria em um sensor notavelmente maior e possíveis aprimoramentos no software para compensar a simplificação, o que gera algumas dúvidas a respeito das capacidade e da qualidade do zoom digital.

As informações são cortesia do leaker Ice Universe, e sugerem que o próximo smartphone premium da Samsung deve apostar em uma câmera telefoto periscópio mais modesta. A decisão é curiosa por modificar um dos maiores diferenciais da série Galaxy S Ultra, uma das únicas a oferecer zoom óptico de 10x. Dito isso, as supostas especificações sugerem melhorias bem-vindas para alguns cenários.

Continua após a publicidade

Segundo o informante, acompanhando a lente telefoto tradicional com zoom de 3x, a nova lente periscópio de 5x seria embarcada com um sensor de 50 MP, com tamanho de 1/2,52". Em comparação, a câmera de 10x do Galaxy S23 Ultra utiliza um sensor de 10 MP e tamanho de 1/3,52" — quanto menor o número após a barra, maior é o sensor, e mais luz é capturada. Quanto mais luz, no geral, melhor é a qualidade de imagem.

Com o aumento, auxiliado pelo pós-processamento robusto da Samsung, é provável que o Galaxy S24 Ultra consiga se sair melhor em cenários noturnos que o antecessor, mesmo que os pixels tenham reduzido de tamanho (0,7 micrômetros, contra 1,12 micrômetros do S23 Ultra), algo que pode ser contornado com software e a combinação de múltiplos pixels. Em contrapartida, dúvidas são levantadas em relação ao zoom digital aplicado sobre o óptico.

Em seu flagship premium atual, a sul-coreana oferece zoom digital de até 100x, garantindo resultados respeitáveis graças não apenas a algoritmos encorpados de IA, como ainda pelo próprio zoom base com capacidade óptica de 10x. Reduzir o alcance óptico para 5x pode resultar em perda de definição, tirando a atual vantagem da marca, especialmente quando consideramos que soluções rivais trabalham adotando especificações parecidas.

Continua após a publicidade

Ainda assim, não se pode descartar que a Samsung tenha algum truque de software para compensar a mudança, levando em conta que a empresa já se destaca nesse ponto, ao menos em relação ao zoom. Seja como for, considerando o cronograma dos lançamentos anteriores, estamos a pelo menos quatro meses da chegada da família Galaxy S24. Até lá, novos vazamentos e, com sorte, informações oficiais devem esclarecer melhor os planos da fabricante.