Publicidade

Galaxy S23 manteve sistema GOS que "adulterava" benchmarks no S22

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Fevereiro de 2023 às 08h42

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

Mesmo que tenha ganhado um conjunto de desempenho mais avançado, a linha Galaxy S23 ainda traz um comando relacionado ao Game Optimizing System (GOS). O sistema causou polêmicas em gerações passadas, por conta de uma suposta manipulação de resultados em testes de benchmark.

O GOS apareceu como uma solução que limita a performance de dispositivos da Samsung em jogos e outras situações de maior exigência em processamento. No entanto, ele era desativado automaticamente quando os aparelhos reconheciam a abertura de aplicativos como o Geekbench.

Continua após a publicidade

A controvérsia cresceu rapidamente, já que os testes não refletiam a real experiência de usuário. Em certo momento, o próprio Geekbench baniu dispositivos das linhas Galaxy S e Galaxy Tab de suas plataformas.

Na sequência, a Samsung lançou uma atualização de sistema, para fazer com que o GOS possa ser desativado de forma manual. Desta forma, é possível aproveitar o potencial completo dos smartphones, tanto na versão com Snapdragon 8 Gen 1, quanto naquela com o Exynos 2200.

A princípio, a única explicação para a atuação de sistemas como o GOS está na economia de bateria e gerenciamento térmico dos dispositivos — pontos que foram alvo de várias críticas para os processadores disponíveis na linha Galaxy S22.

Continua após a publicidade

Com a presença do Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy nos novos dispositivos, esperava-se que o GOS fosse removido — até porque a Samsung afirmou ter trabalhado em conjunto com a Qualcomm para fazer ajustes finos no processador. Contudo, este não é o caso.

De acordo com o que o próprio menu afirma, o modo “usa um sistema experimental de gerenciamento de performance em jogos, que pode aumentar o desempenho”. Entretanto, há uma nota avisando que ele “tende a causar aquecimento [do dispositivo]”.

Ainda não é possível afirmar o que exatamente este comando faz nos dispositivos de nova geração, ou qual é a sua real efetividade. Porém, é provável que os primeiros testes comparativos sejam publicados ao longo dos próximos dias.

Fonte: Android Authority