Galaxy S23 e XCover 6 Pro ganham versões militares com recursos táticos
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |

A Samsung acaba de anunciar versões adicionais para dois celulares que já foram lançados anteriormente. Tanto o Galaxy S23 quanto o XCover 6 Pro ganharam edições Pro Tactical, voltadas para o exército dos Estados Unidos.
As principais diferenças dos aparelhos estão na parte de software, com novos aplicativos para missões especiais. É o caso do Android Team Awareness Kit (ATAK), que mostra informações em tempo real sobre situações como incêndios, tiroteios ou desastres naturais.
Há ainda o Battlefield Assisted Trauma Distributed Observation Kit (BATDOK), que coleta e distribui informações sobre pessoas feridas e outros tipos de pacientes. Com a agilização do processo, os atendimentos médicos mais rápidos podem significar a diferença entre a vida e a morte.
Os dois modelos também trazem proteções avançadas de informações sensíveis, cumprindo os requisitos de segurança do exército dos EUA. Há ainda os serviços Samsung Knox e Knox Dual Data at Rest (DualDAR), que estão dentro das regras da agência de segurança nacional estadunidense (NSA).
Além disso, o uso do Samsung DeX permite que as informações essenciais sejam acessadas em modo desktop sem a necessidade de um laptop, o que pode ser útil em situações estratégicas específicas.
Versões militares do Galaxy S23 e XCover 6 Pro têm resistência extra
Outra diferença do Galaxy S23 Pro Tactical está na presença de uma capa de proteção com resistência reforçada. Ela traz certificação militar contra danos, e acompanha um suporte para guardar o smartphone na altura do peito ou antebraço.
No mais, a construção dos aparelhos traz a mesma resistência dos modelos disponibilizados ao público. O Galaxy S23 traz certificação IP68 contra água e poeira, vidro Gorilla Glass e proteção Armor Aluminium, enquanto o XCover 6 Pro repete o IP68 e adiciona a homologação MIL-STD-810H.
Na prática, isso significa que o aparelho é capaz de sobreviver a quedas mais altas, além de operar em uma faixa mais ampla de temperaturas, e outras melhorias estruturais.
Os smartphones mantêm outras configurações essenciais de suas versões tradicionais, que incluem:
Galaxy S23
- Processador Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy
- Tela AMOLED de 6,1 polegadas com resolução Full HD+ e taxas de atualização a 120 Hz
- Câmeras de 50+10+12 MP, com frontal de 12 MP
- Bateria de 3.900 mAh com recargas de 25 W
Galaxy XCover 6 Pro
- Processador Snapdragon 778G 5G
- Tela LCD de 6,6 polegadas com resolução Full HD+ e taxas de atualização a 120 Hz
- Câmeras de 50+8 MP, com frontal de 13 MP
- Bateria de 4.050 mAh com recargas de 25 W
Os dois aparelhos foram oficializados pela marca, mas seu lançamento deve acontecer apenas durante o verão no hemisfério norte — ou seja, inverno no sul. É provável que os modelos não sejam vendidos ao público comum, já que devem ser exclusivos para órgãos oficiais.