Galaxy S22 FE pode ter lançamento cancelado, mas S23 FE segue nos planos
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |

Depois de ter atrasado o lançamento do Galaxy S21 FE em vários meses, a Samsung pode ter tomado uma decisão mais drástica em relação ao modelo posterior. De acordo com os últimos rumores, a escassez de componentes teria causado a interrupção do desenvolvimento do Galaxy S22 FE, e o modelo não deve ser lançado para que a empresa consiga seguir suprindo a demanda do restante da linha, em especial do Galaxy S22 Ultra.
- Samsung divulga data de evento Unpacked com enigma nas redes sociais
- Motorola V3 e Galaxy Z Flip3: duas gerações de dobráveis icônicos [Comparativo]
Um indício importante deste cancelamento é a falta de um modelo SM-S900 em homologações ou testes de benchmark, pois a esta altura do ano já se esperava que o dispositivo estivesse em fases finais de desenvolvimento.
O aparelho deveria seguir a fórmula de seus antecessores, em que o mesmo processador da linha Galaxy S seria colocado em um smartphone com visual similar mas trazendo alguns cortes de custos. Entretanto, o chipset do S22 é o Snapdragon 8 Gen 1, plataforma considerada problemática por muitos por conta de situações de superaquecimento — ela é feita com um processo de 4 nm da própria Samsung, enquanto o Snapdragon 8 Plus Gen 1 passou para a TSMC.
Mesmo assim, o Galaxy S22 Ultra é considerado um sucesso de vendas até o momento, com mais de 10 milhões de unidades comercializadas. Projeções apontavam que a Samsung produziria 3 milhões de aparelhos na série S22 FE a princípio, algo que não deve mais se concretizar.
Linha FE deverá voltar no ano que vem
Entretanto, o suposto cancelamento do Galaxy S22 FE não significa o fim da série, já que ela permanece como uma das mais populares da Samsung. Um Galaxy S23 FE poderá ser apresentado no ano que vem, ainda com os mesmos processadores Snapdragon vistos nos flagships da marca apresentados no início de 2023.
A marca coreana também teria feito consultas com outras fornecedoras de processadores, como a MediaTek. Portanto, não se descarta a possibilidade de o aparelho vir com um processador Dimensity, ou mesmo com um Exynos produzido “em casa”.
De qualquer forma, o lançamento de um novo modelo para a linha ainda deve demorar vários meses. Por isso, novos rumores sobre um suposto Galaxy S23 FE deverão surgir com mais frequência ao longo do último trimestre do ano.
Fonte: PhoneArena