Galaxy A34 5G mostra evolução, mas não empolga em teste do DXOMARK
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté | •

Lançado no último dia 15 de março, o Galaxy A34 é o mais novo celular "avançado de entrada" da Samsung, chamando atenção pelo design inspirado no Galaxy S23, processamento encorpado e grande bateria, além do conjunto de câmeras, que acaba de ser avaliado pelos especialistas do DXOMARK. Como aponta o portal especializado, há uma evolução notável da novidade frente ao seu antecessor, o Galaxy A33, mas os resultados não empolgam tanto quando comparados a concorrentes.
- Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5 devem ter visual similar ao S23
- Review Galaxy A54 | Câmera quase de topo de linha
Galaxy A34 tem foco veloz, mas HDR é limitado
Segundo sua ficha técnica, o Samsung Galaxy A34 5G parece manter quase todos os sensores do Galaxy A33, com exceção da lente de 2 MP para cálculo de profundidade (que não costuma ter impacto significativo). Dessa forma, o que realmente fará diferença no resultado das fotos e vídeos é o processador utilizado na novidade, o MediaTek Dimensity 1080, e as melhorias de software e pós-processamento que a Samsung implementou.
O conjunto oferece três lentes: uma principal de 48 MP com abertura de f/1.8, foco por detecção de fase (PDAF) e estabilização óptica de imagem (OIS); uma ultrawide de 8 MP com abertura de f/2.2 e campo de visão de 123°; e uma macro de 5 MP com abertura de f/2.4.
Conforme indicam os especialistas do DXOMARK, o Galaxy A34 apresenta como pontos positivos um bom nível de exposição, foco automático rápido e preciso em fotos e vídeos, além de uma estabilização de imagem efetiva.
No entanto, como pontos negativos, a equipe destaca um alcance dinâmico (HDR) limitado, gerando assim estouros nos pontos mais luminosos, presença de ruído em ambientes internos e de baixa luz, bem como artefatos em cenas em movimento, incluindo ghosting.
Exemplo de foto
Exemplo de vídeo
Samsung Galaxy A34 5G: evolução que não empolga
Com pontuação média de 92 pontos, o Galaxy A34 5G consegue aproveitar melhor os sensores que possui comparado ao Galaxy A33 5G, cuja pontuação chega a mais modestos 85 pontos. O novo celular de entrada da Samsung é capaz inclusive de superar intermediários recentes da marca, como o Galaxy A53, que conquista apenas 79 pontos.
Como destaca o DXOMARK, o resultado geral da novidade é positivo, especialmente sob boas condições de luz e em imagens estáticas, sendo uma opção atraente para tirar fotos de paisagens, por exemplo. Há bons detalhes e exposição, e até mesmo as gravações apresentam qualidade satisfatória, contando com estabilização efetiva e foco rápido.
Obviamente, o lançamento não é perfeito e deixa de empolgar ao ser comparado com concorrentes de preço similar, em especial a família Pixel e o OnePlus Nord 2T, líderes do ranking do DXOMARK para a categoria. Seu HDR é limitado e a qualidade das imagens cai visivelmente quando há pouca luz no ambiente, exibindo alguns artefatos e instabilidades.
Dito isso, o Galaxy A34 ainda é uma opção sólida, especialmente em regiões onde os rivais não estão disponíveis, como o próprio Brasil. Por aqui, o lançamento da Samsung é vendido nas cores preto, prata, violeta e lima por valores que partem dos R$ 2.599.
Samsung Galaxy A34 5G: ficha técnica
- Tela: Super AMOLED de 6,6 polegadas, resolução Full HD+ de 2340 x 1080 pixels, taxa de atualização de 120 Hz, brilho de até 1.000 nits
- Processador: MediaTek Dimensity 1080
- Memória RAM: 6 GB ou 8 GB
- Armazenamento: 128 GB ou 256 GB
- Câmera traseira: 48 MP (Principal, f/1.8, OIS) + 8 MP (Ultrawide, f/2.2, 123°) + 5 MP (Macro, f/2.4)
- Câmera frontal: 13 MP (f/2.2)
- Dimensões: 161,3 x 78,1 x 8,2 mm
- Peso: 199 g
- Bateria: 5.000 mAh com recarga rápida de 25 W
- Extras: 5G, Wi-Fi 5 Dual Band, Bluetooth 5.3, NFC, som estéreo, leitor de digitais óptico sob o display, expansão via MicroSD de até 1 TB
- Cores disponíveis: preto, prata, violeta e lima
- Sistema operacional: Android 13, sob a One UI 5.1
Fonte: DXOMARK