Galaxy A12 supera iPhone 12 e é o celular mais vendido de 2021, revela pesquisa
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |

Dados levantados pela agência de pesquisa Omdia revelam o curioso — e até certo ponto esperado — cenário de celulares mais vendidos em 2021. E embora a Apple domine a lista de dez celulares mais populares com nada menos que sete modelos de iPhone, é a Samsung quem lidera o ranking com seu baratinho Galaxy A12.
- Review Samsung Galaxy A12 | Basicão seria interessante se custasse menos
- Review Apple iPhone 12 | Um celular com desempenho impecável
O Galaxy A12, um dos celulares mais baratos da Samsung, comprova a conquista do mercado de entrada com seu conjunto muito atraente para o segmento, sendo o celular mais popular, superando em quase 10 milhões de unidades as vendas do iPhone 12. Foram 51,8 contra 41,7 milhões, respectivamente.
É curioso ainda destacar que, embora muito mais caros que o Galaxy A12 — lançado pelo salgado preço de R$ 1.799 no Brasil, mas que já é encontrado com preços justos —, três smartphones da Apple aparecem logo abaixo.
O iPhone 12, iPhone 13 e iPhone 11 aparecem em segunda, terceira e quarta posições, enquanto o Redmi 9A da Xiaomi, mais um celular de entrada, divide o domínio da Apple e fecha os cinco celulares mais vendidos de 2021.
A Gigante de Cupertino conquista a segunda metade da lista com seus mais poderosos iPhone 12 Pro Max, iPhone 13 Pro Max, iPhone 12 Pro e iPhone 13 Pro, da sexta até a nona posição, deixando espaço para o Galaxy A02 — outro celular de entrada da Samsung — fechar o ranking.
É importante lembrar que o iPhone 12 foi lançado no fim de 2020, enquanto a linha iPhone 13 chegou apenas no fim de 2021 e mesmo com poucos meses disponíveis a versão mais recente domina a lista.
Com exceção do iPhone 13 Mini, o que reforça os motivos da Apple em descontinuar seus flagships compactos este ano.
iPhone 13 Mini: um dos maiores fracassos da Apple
Um detalhe curioso revelado pela lista de celulares mais vendidos de 2021 é que o iPhone 13 Mini está fora dela.
Após tantos usuários clamarem por um iPhone pequeno, a Apple enfim os atendeu com a chegada do iPhone 12 Mini em 2020, mas o enorme desinteresse e as baixas vendas fizeram a Apple repensar seus planos.
Assim, não teremos mais um iPhone 14 Mini em 2022. Em vez dele a Apple deve apostar em uma versão maior do iPhone 14: o iPhone 14 Max, mantendo duas câmeras, construção de alumínio e entalhe largo para o Face ID.
Agora atendendo uma porção maior de usuários que gostam de celulares grandes com baterias generosas para longas horas de uso — bem como a chegada de um iPhone SE atualizado —, a Apple deve voltar a dominar os rankings de celulares mais vendidos em 2022.
Fonte: Omdia Research