Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fornecedora de componentes para Face ID também prevê baixa nas vendas de iPhones

Por| 16 de Novembro de 2018 às 10h52

Link copiado!

Fornecedora de componentes para Face ID também prevê baixa nas vendas de iPhones
Fornecedora de componentes para Face ID também prevê baixa nas vendas de iPhones
Tudo sobre Apple

A empresa austríaca AMS é o mais novo nome a se unir à lista de fornecedoras que reduziram suas expectativas de ganhos em antecipação a uma queda nas vendas do iPhone. Em seu mais recente relatório financeiro, a empresa anunciou uma redução de 15% em sua previsão de faturamento por conta de “mudanças recentes na demanda de um de seus principais clientes”.

A Apple não é citada nominalmente, é claro, mas resta pouca dúvida de que a AMS está falando dela. Isso se deve ao fato não apenas de a Maçã já ter falado que as vendas da temporada de Natal devem ser mais baixas do que o esperado originalmente, um anúncio que chamou a atenção dos investidores negativamente, mas também pela fornecedora ser mais uma entre tantas que também reduziram as projeções de lucro.

Entre os nomes que demonstraram esse tipo de sensação estão a inglesa IQE, especializada em chips; a Japan Display, que fornece telas para os dispositivos da Maçã; e a Lumentum, que, assim como a AMS, é responsável pelo fornecimento de componentes para a tecnologia Face ID. Todas emitiram alertas a seus investidores e acionistas sobre uma queda no faturamento nos próximos trimestres por conta de uma desaceleração em um de seus principais parceiros.

A Dialog Semiconductor é a única exceção a essa regra, tendo afirmado, em relatório recente, que mesmo com uma queda de demanda por parte da Apple, seus negócios não serão afetados. A empresa citou seu grande portfólio de clientes como razão para isso, mas, na visão de analistas, o acordo recente com a Maçã, firmado no mês de outubro, também já pode ter sido feito com números atualizados e dentro da previsão de redução, fazendo com que, nessa negociação, especificamente, não exista queda.

Continua após a publicidade

Na visão dos especialistas, a forte competição com modelos mais baratos e arrojados, como os fabricados por empresas como HTC e Xiaomi, é a principal razão por trás da queda nas vendas dos iPhones. A velha balança entre preço e unidades, compensando baixas nas prateleiras com um aumento no valor dos celulares, parece não estar mais equilibrada e, com isso, os investidores começam a ficar céticos quanto à continuidade no domínio da Apple sobre o mercado de topo de linha no longo prazo.

A empresa de Cupertino em si, porém, cita lucros de mais de US$ 14 bilhões no último trimestre, mas evitou falar sobre totais específicos de vendas de aparelhos, em mais um indício de que algo está errado. Se a Apple não falou nesse assunto, por outro lado, a AMS cita uma expectativa de 11 a 18 milhões de iPhones a menos sendo produzidos no trimestre anual, abaixo da previsão de cerca de 80 milhões de dispositivos que estava vigente para o período.

As relações entre a Apple e seus fornecedores costuma ser amplamente discutidas na imprensa justamente por revelar informações que a própria companhia nem sempre gosta de ver sendo ventiladas por aí. É justamente por isso que, como sempre, a empresa não comentou os desenvolvimentos recentes nem falou sobre as expectativas mornas de seus fornecedores.

Fonte: Reuters