Europa dá mais um passo para obrigar Apple a usar USB-C no iPhone
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |

Novas legislações aprovadas pelo Parlamento Europeu podem obrigar a Apple a utilizar conector USB-C nos seus celulares, no futuro. As medidas têm como objetivo principal reduzir a quantidade de lixo eletrônico produzido, além de aumentar a praticidade no uso de celulares, tablets e câmeras digitais, entre outros produtos.
- Apple vai indenizar cliente por “venda casada” de carregador do iPhone
- Apple pode lançar iPhone sem notch mais cedo que o esperado
Mesmo que as novas propostas não sejam voltadas exclusivamente para a Apple, é provável que a empresa seja a mais afetada. A porta Lightning já é utilizada nos iPhones há anos, mas diversos usuários pedem pela utilização de uma interface mais padronizada em relação a outros dispositivos, inclusive aqueles com sistema operacional Android.
A União Europeia chegou bastante perto de aprovar uma lei parecida em 2018, mas ela não foi concretizada. Na época, a Apple afirmou que o padrão USB-C limitaria a capacidade de inovação, além de forçar consumidores a comprar cabos novos — desde então, a marca já lançou vários dispositivos com USB-C, incluindo iPads e MacBooks.
No contexto atual, as votações obtiveram grande maioria a favor das revisões nas Diretrizes de Equipamentos de Rádio, com 43 votos a favor e apenas dois contra. Novas sessões plenárias serão realizadas no mês de maio para aprovação da lei como um todo, e então as próximas etapas incluem a negociação com chefes de Estado dos países europeus para que a legislação ganhe seus contornos finais.
iPhone sem entradas é possibilidade para o futuro
Uma alternativa para a Apple no futuro é a construção de iPhones completamente sem entradas, em que tarefas como recarga da bateria e transferência de arquivos seriam realizadas sem fio. Porém, especula-se que a marca pode investir o máximo possível no padrão Lightning nos próximos anos, para receber pagamentos pelos direitos de utilização em produtos de outras empresas — como carregadores, fones de ouvido e hubs, por exemplo.
Antes de efetivamente passar para um padrão sem fios, a Apple ainda precisará melhorar aspectos diversos de suas tecnologias. A velocidade de carregamento pelo MagSafe, por exemplo, ainda é limitada a apenas 15 W — ou seja, a recarga acontece ainda de forma mais lenta em relação a outras marcas que já superaram os 50 W em bases wireless.
De qualquer forma, não é esperado que a linha iPhone 14 (e nem mesmo o iPhone 15) venha sem entradas. Entretanto, as novas legislações podem forçar uma maior urgência por parte dos engenheiros da Apple.
Fonte: MySmartPrice