Apple pode lançar iPhone sem notch mais cedo que o esperado

Apple pode lançar iPhone sem notch mais cedo que o esperado

Por Victor Carvalho | Editado por Wallace Moté | 20 de Abril de 2022 às 10h44
Victor Carvalho/Canaltech

Novas informações compartilhadas pelo renomado analista Ming-Chi Kuo apontam que a Apple pode abandonar o uso do entalhe em seus smartphones mais poderosos e lançar um iPhone sem entalhe em dois anos.

Em publicação no Twitter, Kuo acredita que "um iPhone com tela cheia vai chegar em 2024", o que reforça indícios de que a Apple estaria focada em levar componentes do Face ID e câmera frontal para baixo da tela o mais cedo possível, mas mantendo alta qualidade e definição de imagem.

Após redução da largura do notch com iPhone 13, Apple deve adotar entalhe em formato de "i" no iPhone 14 Pro e esconder componentes sob a tela do iPhone 16 Pro (Imagem: Victor Carvalho/Canaltech)

Tal tendência de implementar a câmera sob o display tem se tornado cada vez mais popular em celulares Android de alto desempenho, embora a baixa qualidade de imagem — resultando em fotos e vídeos esfumaçados, com baixo contraste e definição — seja um enorme problema da tecnologia atual.

Com o Face ID sendo utilizado pela Apple desde 2017, apenas em 2021 a empresa reduziu o tamanho do clássico entalhe sem realizar grandes ajustes de interface em toda a linha iPhone 13.

iPhone 13 reduziu entalhe sem apresentar grandes mudanças de interface (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Para este ano a empresa deve substituir o notch por um entalhe combinando recorte oblongo (em formato de pílula) para o Face ID com um recorte circular para a câmera frontal, reduzindo também o tamanho das bordas ao redor do display. Mas isso apenas no iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, com iPhone 14 e iPhone 14 Max mantendo o notch do atual iPhone 13.

É esperado que em 2023 que toda a linha iPhone 15 receba o novo entalhe em formato de "i", e que no ano seguinte apenas o iPhone 16 Pro e 16 Pro Max implementem a nova câmera sob a tela.

De toda forma, ainda é cedo para garantir que tais rumores da linha iPhone 16, que chega apenas em 2024, estão corretos. Novidades devem surgir nos próximos anos para reforçar ou contradizer as informações atuais. Mas esperamos que a Apple de fato elimine os entalhes de seus smartphones até lá.

Fonte: Ming-Chi Kuo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.