Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

É possível medir a temperatura pelo celular?

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Novembro de 2023 às 14h00

Link copiado!

Divulgação/Caterpillar
Divulgação/Caterpillar
Pixel 8 Pro

Uma das inúmeras funções que um celular pode fazer é mostrar a temperatura em determinado local, usando serviços que já estão até integrados ao sistema da maioria dos aparelhos. Mas em algumas situações seria útil usar o dispositivo para medir a temperatura de objetos ou ambientes internos, por exemplo, algo que grande parte dos aparelhos não consegue fazer, já que os modelos não trazem um termômetro embutido ou outro componente semelhante.

Em resumo, os smartphones são capazes de exibir a temperatura com base em informações procuradas na internet, e fornecidas por diversos sistemas meteorológicos. Contudo, os dados podem não refletir a temperatura interna de uma sala, ou de uma região diretamente abaixo do sol, por exemplo.

Continua após a publicidade

Em geral, é bem simples explicar o porquê de os celulares não virem com termômetros integrados: em grande parte dos casos, as pessoas não sentem essa necessidade nos smartphones. Além disso, o espaço ocupado por um componente desses poderia “roubar” o lugar de outra peça, como uma bateria maior ou um sistema de câmeras mais robusto, pontos muito mais importantes para o consumidor geral.

Por isso, é preciso tomar cuidado com os aplicativos que prometem “mostrar a temperatura do corpo”, ou algo nessa linha. Em quase todos os casos, eles somente usam outras tecnologias que simulam a função de termômetro, mas não passam de uma ilusão mentirosa, muitas vezes com o objetivo de arrecadar dinheiro ao mostrar propaganda ou mesmo roubar dados do seu dispositivo.

Com quais celulares é possível medir a temperatura?

Por outro lado, existem sim celulares capazes de medir a temperatura. O Googleapresentou o Pixel 8 Pro como o seu novo celular topo de linha, e um de seus recursos mais peculiares é justamente a presença de um termômetro.

Dessa forma, é possível aferir a temperatura de materiais específicos, como comidas, bebidas, cerâmicas, vidros, metais, plásticos, tecidos, madeira e mais. Tecnicamente ele também pode medir a temperatura no ambiente, ainda que os resultados possam não ser 100% precisos.

Outros modelos voltados para nichos mais específicos possuem câmeras térmicas, como o Caterpillar S62 Pro. Antigamente, algumas opções mais populares foram anunciadas com termômetros integrados, como o Galaxy S4 de 2013 — contudo, o aparelho já ficou ultrapassado há alguns anos.

Uma opção mais viável talvez seja usar um relógio inteligente com a função, algo que vem se tornando mais popular e já aparece na linha Galaxy Watch 6 da Samsung e em opções de Huawei e Apple — em alguns casos, a medição de temperatura é feita apenas durante o sono, ou para dar indícios de ciclo menstrual.

Continua após a publicidade

Fonte: CNET