Publicidade

Comparativo | Moto G86 x Galaxy A56: qual intermediário você deve comprar?

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Erick Teixeira/Canaltech
Erick Teixeira/Canaltech
Galaxy A56

O Moto G86 e o Galaxy A56 chegam com duas abordagens distintas no segmento intermediário. Enquanto a Motorola aposta em resistência superior e design diferenciado, a Samsung foca em performance e recursos de IA. 

Neste comparativo, analisamos os dois aparelhos para entender qual oferece melhor custo-benefício, e te ajudar a escolher seu próximo smartphone. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Design, construção e tela

Cada fabricante seguiu sua identidade visual característica. O Moto G86 traz módulo de câmeras discreto e levemente saltado, com traseira em material sintético que simula couro, um acabamento mais elegante que se destaca no segmento.

O Galaxy A56 mantém o módulo em formato de pílula mais sobressalente, com três sensores alinhados verticalmente. A traseira de vidro Gorilla Glass é bem construída, mas segue o padrão já conhecido da marca e não se diferencia muito de outras fabricantes, que sempre apostam nesse visual mais sóbrio.

Continua após a publicidade

A construção da moldura favorece o Galaxy, com laterais de alumínio contra o plástico do Moto G. Em resistência, porém, o G86 leva vantagem com certificações IP68, IP69 e padrão militar MIL-STD-810H, enquanto o A56 oferece apenas IP67 contra poeira e água.

Para as telas, o A56 possui painel Super AMOLED de 6,7 polegadas com brilho máximo de 1.900 nits, taxa de 120 Hz, HDR10+ e proteção Gorilla Glass Victus+.

O Motorola conta com display de 6,67 polegadas OLED, impressionantes 4.500 nits de brilho, mesma taxa de 120 Hz, HDR10+ e proteção Gorilla Glass 7i.

Configurações e desempenho

Continua após a publicidade

O Motorola utiliza MediaTek Dimensity 7300 com 8 GB de RAM, enquanto o Samsung adota Exynos 1580 também com 8 GB. O desempenho cotidiano é equivalente, e ambos se saem bem em tarefas básicas, redes sociais e jogos.

O Moto G86 oferece mais armazenamento com versões de 256 GB e 512 GB, contra opções de 128 GB e 256 GB do Galaxy A56. Assim, o Motorola é mais indicado para quem quer salvar mais arquivos no celular. 

Em benchmark, porém, o modelo da Samsung mostra superioridade clara com 1.219.931 pontos no AnTuTu contra 660.500 do Motorola. Isso mostra que, apesar de terem uma performance parecida, o modelo da Samsung tem mais “poder de fogo”. 

Continua após a publicidade

Ao passo que você talvez não note isso nos primeiros meses de uso, é muito provável que o celular da Samsung dure mais na sua mão, e continue rápido por vários anos, mesmo após atualizações.

Usabilidade e sistema

Ambos oferecem interfaces de boa navegação com propostas diferentes. A Samsung aposta na One UI personalizada, que permite ampla customização para adaptar o sistema às preferências do usuário.

A Motorola escolheu visual mais limpo, próximo do Android puro, mas com modificações úteis como gestos para câmera, lanterna e Moto Ações.

Continua após a publicidade

O Galaxy A56 se destaca por trazer Galaxy AI para o segmento intermediário. Apesar de ser bem limitado em relação aos recursos vistos nos topos de linha, já é mais do que o Moto G86, que não conta com a suíte do moto AI presente na linha Motorola Edge

Bateria e autonomia

No papel, as capacidades de bateria do Galaxy A56 e Moto G86 são similares: 5.000 mAh e 5.200 mAh, respectivamente. A prática, porém, mostra diferença significativa.

Continua após a publicidade

No teste padrão do Canaltech, o Moto G86 consumiu 15% da carga contra 22% do Galaxy A56. Isso resulta em estimativa de 20 horas para o Motorola e 13 horas para o Samsung.

Assim, o Moto G86 consegue passar mais tempo longe das tomadas e ultrapassa um dia tranquilamente, enquanto o A56 pode exigir carregamento extra em casos de uso mais intenso, com jogos, muita reprodução de vídeo, uso intenso da câmera e navegação por GPS.

Câmeras

O Galaxy A56 traz configuração tripla: principal de 50 MP, ultrawide de 12 MP e macro de 5 MP, além de frontal de 12 MP. O Moto G86 oferece duas traseiras, com principal de 50 MP e ultrawide de 8 MP, e frontal de 32 MP.

Continua após a publicidade

A vantagem do Motorola está no sensor ultrawide híbrido que funciona como macro, que permite registros aproximados melhores que um sensor macro dedicado de baixa resolução, como o do A56. Assim, dá para captar mais detalhes em plantas e flores, com textura mais realista.

Já as cores são mais naturais no G86, enquanto o A56 pode saturar demais em alguns cenários. A ultrawide do modelo sul-coreano apresenta tons artificiais, especialmente no azul do céu, que fica muito intenso.

Para vídeos, o Samsung leva vantagem. Ambos filmam 4K a 30 fps ou Full HD a 60 fps com a traseira, mas na frontal o A56 oferece 4K a 30 fps e Full HD a 60 fps, enquanto o G86 fica limitado a 30 fps em ambas resoluções.

Continua após a publicidade

Veja exemplos de fotos tiradas com o Moto G86:

Veja exemplos de fotos tiradas com o Galaxy A56:

Continua após a publicidade

Moto G86 ou Galaxy A56: qual vale a pena comprar?

O Moto G86 se destaca em autonomia, resistência superior, design diferenciado e cores mais naturais nas fotos. É ideal para quem prioriza durabilidade e não quer se preocupar com carregamento constante.

O Galaxy A56 oferece melhor performance em benchmarks, recursos de IA, gravação de vídeo superior na frontal e construção premium com alumínio. Funciona bem para quem valoriza performance e quer experimentar funcionalidades de inteligência artificial.

A escolha depende das preferências: se você busca um aparelho robusto com excelente bateria e câmeras melhores, o Motorola é superior. Se prioriza performance bruta e recursos mais avançados com interface mais amigável e vários anos de updates do Android, o Samsung atende melhor. 

Continua após a publicidade

Quanto ao preço, comparamos as versões de 256 GB de cada aparelho, para te mostrar a diferença entre cada um:

  • Moto G86: R$ 1.800
  • Galaxy A56 256 GB: R$ 2.000

Leia mais no Canaltech:

ASSISTA: Galaxy A56, perdido entre os A55 e A54 e perto demais dos Galaxy S anteriores da Samsung