Como escolher o smartphone perfeito pela tela

Como escolher o smartphone perfeito pela tela

Por Lu do Magalu | Editado por Guadalupe Carniel | 19 de Dezembro de 2021 às 14h00
Unsplash/Đức Trịnh

Está pensando em trocar de celular, mas ainda não sabe qual tela escolher? Hoje em dia, com tantas opções diferentes de tamanhos e tecnologias de tela, pode ser difícil decidir em primeiro momento. Afinal, smartphones são caros e a ideia é que eles durem por vários anos, né?

Por isso, hoje eu separei algumas dicas que podem te ajudar a escolher o smartphone perfeito para você pela tela. Dá só uma olhadinha nessa matéria!

1. Contrastes de brilho e cores mais vívidas

Se você procura uma tela incrível para todos os tipos de conteúdos como filmes, séries, jogos e vídeos em altas resoluções: uma tela de Dynamic AMOLED (AMOLED Dinâmico) pode ser uma ótima opção. Essa tecnologia oferece maiores contrastes de brilho e cores mais vívidas que se destacam pela sua alta fidelidade de tons. Nessa tela, as imagens ficam realmente mais coloridas.

Samsung Galaxy S21+ com tela Dynamic AMOLED 2x (Imagem: divulgação/Samsung)

Quem gosta de assistir séries no celular, também deve considerar um tamanho de tela entre 6,1 a 6,7 polegadas, afinal esse é um tamanho legal para assistir conteúdos de maneira mais confortável no celular. As resoluções 1920 x 1080, também conhecida como “Full HD’” e 2400 x 1080 “FullHD+” são outros diferenciais que melhoram a resolução das imagens.

Xiaomi Redmi 10 com tela AMOLED (Imagem: Canaltech/Ivo Meneghel Junior)

Além disso, as telas AMOLED oferecem conteúdos em qualidade HDR (Alto alcance dinâmico) com mais detalhes e fluidez em movimentos. A Netflix, por exemplo, é um serviço de streaming que funciona com essa tecnologia de tela para aprimorar seus conteúdos. Vale a pena conferir!

2. Imagens mais fluidas

Outro diferencial das telas de celular está nas frequências dos displays, ou seja, taxa de atualização das telas. Então, esse valor de taxa de atualização está relacionado com a fluidez das imagens (quadros) e animações do seu celular.

A medida que a maioria dos smartphones conta com uma taxa de 60 Hz (Hertz por segundo) de atualização (isso significa que 60 imagens são atualizadas por segundo na tela do celular) quanto maior for a taxa de atualização do seu celular, mais suave serão as animações e a sensação de navegação no sistema.

Poco F3 com 120 Hz (Imagem: Canaltech/Ivo Meneghel Junior)

Hoje em dia, modelos com telas de 90 Hz e 120 Hz se destacam nesse sentido. Sabe quando você sente que está usando um aparelho rápido? Essas animações mais suaves fazem muita diferença no uso de aplicativos. Ah! E uma boa notícia para os fãs de games: elas também aumentam o potencial gráfico dos jogos no celular. Já imaginou jogar Fortnite em uma tela de 120 Hz? Fica a dica!

3. Resistência e touch mais sensível

Procurando um celular novo, é ideal que sua tela seja bem resistente, né? Com o passar dos anos, as telas se tornaram a parte mais importante dos aparelhos, e daí surgiram novas telas com tecnologias mais resistentes como: Gorilla Glass e Ceramic Shield. Essas tecnologias, garantem uma maior resistência a riscos e, também a quedas acidentais quando derrubamos o celular sem querer. Então, isso é muito importante, né?

A tecnologia de tela Ceramic Shield tem mais camadas de tela (Imagem: Divulgação/Corning)

Modelos que usam essas tecnologias de tela, tem mais camadas e um melhor acabamento na construção do vidro. Por isso, naturalmente eles também são mais resistentes a riscos e arranhões. Vale a pena conferir!

Bem legal, né? Então, essas são algumas coisas a se considerar na hora de trocar de celular. Gostou dessas dicas? Compartilhe essa matéria com seus amigos. Assim, eles podem descobrir quais tecnologias eles precisam na tela dos novos smartphones.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.