Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quais as diferenças entre as gerações do Gorila Glass?

Por| Editado por Bruno Salutes | 05 de Março de 2019 às 13h57

Link copiado!

Divulgação/Corning
Divulgação/Corning

O que é o Gorilla Glass, afinal de contas? Será que há alguma diferença real entre uma versão e outra ou trata-se de puro marketing? Bastante conhecida pela resistência extra contra riscos e arranhões, estamos falando de uma tecnologia que hoje está presente em uma quantidade considerável de smartphones.

Há diferenças importantes entre uma versão e outra, mas é importante não esquecer que ainda se trata de vidro. Ou seja, por mais resistente que seja, o Gorilla Glass não é indestrutível. Oferece, sim, uma resistência extra, mas isso não significa que não precisemos de cuidados especiais, como capas de proteção.

Agora vamos conhecer a evolução do Gorilla Glass.

Gorilla Glass 1

Continua após a publicidade

A primeira versão do Gorilla Glass foi criada pela Corning em 2005/2006, mas ficou conhecida apenas em 2007 por estar presente no primeiro iPhone. Não foi o único smartphone, mas certamente é o mais famoso.

Seu principal destaque era a proteção oleofóbica, minimizando a presença de digitais ou impurezas diversas. Contava com 1,5 mm de espessura, um exagero para os padrões de hoje, mas bastante comum na época.

Gorilla Glass 2

Continua após a publicidade

Atualmente temos uma sucessão frequente de gerações, mas a segunda geração do Gorilla Glass apareceu somente em 2012. A Corning garantia que a resistência extra era capaz de aguentar até 50 kg de pressão, o que era mais do que os concorrentes na época.

Seu outro destaque era ser 20% mais fino do que a geração anterior, sendo uma das características responsáveis pela diminuição da espessura dos smartphones. Presente em mais de 600 milhões de modelos, o Gorilla Glass 2 ficou famoso por estar presente no Galaxy S3 e no Nexus 4.

Gorilla Glass 3

Continua após a publicidade

A terceira geração não ficou mais fina, mas incorporou uma tecnologia chamada Native Damage Resistance (Resistência Nativa contra Danos, em tradução livre), ou NDR. Em outras palavras, a resistência superior estava no próprio vidro e não em uma camada específica.

No caso, temos também mais 35% de resistência contra riscos, um diferencial extremamente importante para a durabilidade dos smatphones no longo prazo. Os modelos mais famosos que tinham Gorilla Glass 3 foram o Galaxy S4, Moto G (primeira geração) e Moto X.

Gorilla Glass 4

Continua após a publicidade

Uma pesquisa mostrou para a Corning que grande parte dos danos à tela eram causados por quedas. Exatamente por isso a empresa focou em aumentar a resistência da tela, prometendo uma resistência duas vezes maior.

Diferentemente das versões anteriores, o Gorilla Glass 4 não foi implementada em uma quantidade expressiva de modelos. Entre os smartphones mais famosos que utilizaram esta geração temos o Galaxy Note 5 e o Zenfone 2 Laser.

Gorilla Glass 5

Continua após a publicidade

A quinta geração passou a prometer parâmetros mais rígidos de resistência. Entre eles, a capacidade de sobreviver a quedas de até 1,6 metro, além de garantir a proteção em 80% dos casos de quedas de 1 metro em superfícies mais rígidas.

Entre os modelos mais famosos com Gorilla Glass 5 temos o Galaxy S9, S9+, OnePlus 6 e LG G7 ThinQ

Gorilla Glass 6

Continua após a publicidade

Em termos de resistência, o Gorilla Glass 6 pode ser entendido como o Gorilla Glass 5 em escala. Sobreviveu a 15 quedas consecutivas em superfícies rígidas, além de prometer até duas vezes mais resistência.

Ainda pouco comum no mercado, apareceu primeiro no Oppo R17 (e variantes).

Gorilla Glass Victus

Continua após a publicidade

A sétima geração do material quebrou a tradição e foi batizada de Victus (das palavras em latim para conquistado ou estilo de vida). Anunciado em julho, o vidro estreou em agosto revestindo a tela e a traseira do smartphone Samsung Galaxy Note 20 Ultra (o modelo básico utiliza a quinta geração do material).

Segundo a Corning, o material resiste a quedas em superfícies rígidas de dois metros de altura. Além disso, é até duas vezes mais resistente a riscos do que o Gorilla Glass 6.

Outras versões do Gorilla Glass

Continua após a publicidade

Além das gerações principais do material, a Corning lançou modelos do vidro com diferentes aplicações:

  • Gorilla Glass DX/DX+ (2018): voltado para smartwatches e dispositivos vestíveis, o material inclui características anti-reflexo para uso em ambientes abertos. É usado, por exemplo, no Samsung Galaxy Watch;
  • Gorilla Glass 3+ (2019): pensado para smartphones intermediários e básicos, o 3+ combina a resistência a riscos do GG3 com a proteção contra quedas (de até 0,8 metro de altura) da 4ª geração.

Como saber se o seu smartphone possui Gorilla Glass? E, caso positivo, qual versão? Basta acessar o banco de dados do Canaltech e procurar o seu modelo.

Fonte: Corning