Celulares top de 2026 poderão ter baterias gigantes de 7.000 mAh
Por Jones Oliveira | •

Rumores sobre o próximo grande chip da Qualcomm, o Snapdragon 8s Elite, têm gerado grande expectativa entre os fãs de smartphones. O boato da vez fala sobre um novo smartphone da Xiaomi previsto para o início de 2025 e que pode ser o primeiro a vir com o suposto novo Snapdragon. Mas o que sabemos sobre o Snapdragon 8s Elite e como ele se posicionará no lineup atual de chips da Qualcomm?
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Galaxy S25 teria ‘MagSafe’ do iPhone, mas com gambiarra
- Quer cuidar melhor da bateria do seu celular? Veja estas dicas de especialistas
O Snapdragon 8s Elite é visto como uma evolução do atual Snapdragon 8 Gen 2 e pode ser uma resposta da Qualcomm ao crescente desempenho dos chips da concorrente MediaTek. Segundo rumores, o novo SoC utilizará núcleos ARM em vez dos núcleos Oryon, uma escolha curiosa que pode indicar a prioridade da fabricante com o componente: aumento de desempenho e eficiência energética.
Além disso, o telefone da Xiaomi que deu início ao rumor é descrito como tendo uma tela curva com resolução de 1,5K, duas câmeras frontais para selfie e uma câmera traseira com assinatura Leica.
Suporte a bateria gigante de 7.000 mAh
As especificações técnicas do Snapdragon 8s Elite ainda são escassas, mas os rumores apontam para uma mudança significativa na arquitetura do chip.
A troca dos núcleos Oryon por núcleos ARM pode resultar em aumento de até 20% no desempenho e redução de até 30% no consumo de energia. Isso se traduzirá em uma autonomia mais longa para os celulares equipados com o chip.
Mas o que mais chama a atenção é que os rumores indicam que o suposto Snapdragon 8s Elite trará suporte a baterias de até 7.000 mAh. Isso é surpreendente, pois é maior até mesmo que a bateria do ASUS ROG Phone 9 Pro, modelo gamer topo de linha que tem 6.000 mAh de capacidade.
Com base nas poucas especificações do telefone da Xiaomi que foram ventiladas até o momento, é possível estimar que uma bateria assim pode oferecer até 2 dias de autonomia, dependendo do perfil de uso do aparelho. Isso pode ser um grande benefício para quem precisa de um celular que aguente um dia inteiro de trabalho intenso sem precisar ser carregado.
Quando o novo celular da Xiaomi com Snapdragon 8s Elite estreia?
As estimativas de lançamento do novo celular da Xiaomi com Snapdragon 8s Elite variam. Há quem aponte para o "começo de 2025", enquanto outros leakers sugerem entre março e abril de 2025.
Leia mais no Canaltech: