Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Celulares da Samsung têm benchmarks apagados após problemas de desempenho

Por| Editado por Wallace Moté | 07 de Março de 2022 às 16h30

Link copiado!

Wallace Moté/Canaltech
Wallace Moté/Canaltech
Tudo sobre Samsung

O Geekbench, uma das plataformas mais populares para benchmark de celulares e outros dispositivos, removeu vários testes feitos com smartphones da Samsung após a marca ter sido acusada de adulterar o desempenho em determinados aplicativos. No total, foram quatro anos de testes deletados, relacionados às linhas Galaxy S10, S20, S21 e S22.

Não é a primeira vez que uma ação semelhante é tomada, já que a prática de "manipulação de benchmark" foi identificada em dispositivos no passado, como foi o caso da linha OnePlus 9, por exemplo. Além dos dispositivos mais badalados da marca, modelos como o Galaxy S20 FE e Galaxy S21 FE também fazem parte da lista de exclusão do Geekbench.

Continua após a publicidade

A medida não impede que usuários realizem testes de benchmark na plataforma, já que as pontuações deverão aparecer de forma natural e corresponder ao que o dispositivo está entregando no momento. Porém, os resultados não serão divulgados no Geekbench Browser, site em que diversos dados podem ser pesquisados e conferidos de forma pública.

Celulares da Samsung estariam com desempenho limitado por software

O caso ganhou publicidade na semana passada, quando o usuário @GaryeonHan no Twitter teria descoberto alguns detalhes sobre a atuação do Game Optimizing Service (GOS), existente nos celulares barrados pela plataforma de benchmark. Ele estaria programado para reduzir a performance do dispositivo em mais de 10 mil aplicativos, incluindo jogos — porém, o Geekbench não estaria nessa lista.

Continua após a publicidade

A polêmica ficou ainda mais evidente quando alguns usuários trocaram o nome de jogos como o Genshin Impact para "Geekbench", e assim conseguiram extrair maior performance de forma consistente. Portanto, os resultados vistos no teste de benchmark não estariam em paridade com a experiência geral de uso nos mais variados aplicativos, inclusive nos de produtividade — o objetivo primário dessa alteração seria a melhoria na autonomia de bateria.

Mesmo que já tenha feito um comunicado oficial em relação à situação, a Samsung negou que está reduzindo o desempenho de seus dispositivos por meio do GOS. De qualquer forma, a empresa anunciou que lançará uma atualização de software em breve, para que os usuários possam ter maior controle na atuação do serviço.

Fonte: 9to5Google