Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Celular sustentável Fairphone 3+ é anunciado com melhorias em câmera e bateria

Por| 27 de Agosto de 2020 às 13h28

Link copiado!

Fairphone
Fairphone

A empresa holandesa Fairphone anunciou seu mais novo modelo, o Fairphone 3+ mas, diferente do que acontece com outros celulares, donos da geração anterior também podem aproveitar as vantagens oferecidas. Ao invés de comprar o novo modelo, quem já tem o Fairphone 3 pode simplesmente comprar um kit de atualização, que custa cerca de 15% do valor do novo aparelho.

Ao contrário do que costumam fazer os demais fabricantes, o anúncio da Fairphone destaca que o 3+ não torna o antecessor obsoleto. Além disso, a marca divulgou que aumentou o uso de materiais reciclados no aparelho, combatendo duplamente o descarte de materiais.

Melhoria discreta

Continua após a publicidade

A principal mudança do Fairphone 3+ para o antecessor está no conjunto de câmeras melhorado. Apesar de continuar com apenas uma lente no módulo traseiro, o novo modelo utiliza um sensor de 48 megapixels no lugar dos 12 MP da versão anterior. Além do aumento na resolução, o novo sensor é levemente maior, prometendo maior qualidade de imagem.

A câmera de selfie também foi melhorada, saltando de 8 para 16 megapixels, também com um sensor ampliado (de 1/4 para 1/3,1).

A outra mudança do Fairphone 3+ é a bateria, cuja capacidade oficial cresceu discretamente, de 3.000 para 3.040 mAh. Neste caso, vale lembrar que os componentes são intercambiáveis, por isso não há a opção de simplesmente abrir um espaço a mais para uma bateria maior.

Continua após a publicidade

Uma atualização do Fairphone 3+ que será oferecida gratuitamente aos proprietários do modelo anterior é a do sistema operacional. O novo celular sai de fábrica com o Android 10, versão que será disponibilizada para o aparelho antigo no dia 7 de setembro.

Chave de fenda no lugar do carregador

A Fairphone não costuma lançar muitos celulares, priorizando o suporte aos modelos já lançados, seguindo o lema de sustentabilidade da empresa. Além de oferecer peças de reposição para aparelhos antigos — por exemplo, ainda é possível comprar a bateria, tela e câmera do Fairphone 2, lançado em 2015 —, a marca costuma oferecer atualizações de sistema por muito mais tempo do que outras vendedoras de celulares Android.

Continua após a publicidade

A atualização do módulo de câmera no Fairphone 3+ repete a opção de upgrade disponível para o Fairphone 2. O modelo de 2015 foi lançado com uma câmera de 8 MP, mas recebeu a opção de um módulo de 12 megapixels dois anos depois.

Os smartphones da marca se destacam também pela reparabilidade, com nota máxima no ranking do site especializado iFixit graças ao uso apenas de parafusos básicos — evitando colas ou peças especiais que exigem equipamentos especializados. As peças de reposição podem ser substituídas facilmente pelos clientes, que recebem uma chave de fenda na caixa do aparelho, além de contar com guias de manutenção oferecidos no site oficial.

Outras características dos modelos anteriores continuam no novo modelo, com a obtenção de materiais de forma sustentável e justa, acompanhamento do ambiente de trabalho na fabricação dos componentes, além de iniciativas para reduzir a produção de lixo eletrônico, como a não inclusão do carregador e cabo na caixa.

Continua após a publicidade

Fairphone 3+: disponibilidade e preço

O Fairphone 3+ está em pré-venda no site oficial da marca, em versão única na cor preta, 4 GB de memória RAM e 64 GB de espaço para armazenamento, com preço sugerido de 489 euros (cerca de R$ 3.250).

Essa versão, porém, é indicada para quem não tem o modelo anterior da marca. Proprietários do Fairphone 3 podem adquirir um kit de atualização por 70 euros (R$ 465) e fazer a troca dos componentes na própria casa.

Continua após a publicidade

O preço é um pouco salgado para um celular com especificações intermediárias, mas os clientes da marca geralmente estão mais preocupados com o suporte estendido oferecido pela Fairphone, além das questões de sustentabilidade e melhores condições de trabalho para a cadeia produtiva dos modelos.

Fairphone 3+: ficha técnica

  • Tela: 5,65 polegadas, resolução 1.080 x 2.160 pixels, Gorilla Glass 5;
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 632;
  • Memória RAM: 4 GB;
  • Armazenamento interno: 64 GB;
  • Câmera traseira: 48 megapixels;
  • Câmera frontal: 16 megapixels;
  • Dimensões: 158 x 71,8 x 9,89 milímetros;
  • Peso: 189 gramas;
  • Bateria: 3.040 mAh, removível;
  • Extras: NFC, leitor de digital na traseira, entrada para fone de ouvido;
  • Cor disponível: preto;
  • Sistema operacional: Android 10.
Continua após a publicidade

Fonte: FairphoneTechCrunch